Colégio Sesi Internacional - display portal

Um sorriso perfeito levanta a autoestima de qualquer pessoa, afinal ele é o nosso cartão de visita.

Atualmente existem várias soluções para melhorar a estética bucal e garantir mais saúde e qualidade de vida.

Além da aparência, o implante dentário traz ao paciente a sensação de ter um dente natural. Ele também oferece mais facilidades em comer e falar, uma vez que o pino é fixado diretamente no maxilar, mantendo o implante no local.

Isso, portanto, impede movimentações e dá mais segurança para o paciente realizar suas atividades do dia a dia.

Assim, vamos esclarecer algumas verdades e mitos sobre os implantes dentários:

  • Implante sem fazer nenhum corte

Mito!

A verdade é que existe uma técnica, que passou a ser chamada por alguns de “implantes sem cortes”, porque o procedimento não faz cortes exploratórios na gengiva e é bem menos invasivo. Mas é feito, sim, um corte pequeno por onde passará o implante. Nessa técnica, toda a cirurgia é montada antecipadamente no computador por meio de uma tomografia tridimensional da arcada dentária do paciente e de softwares específicos.

  • Somente idosos podem ter implante

Mito!

Essa é uma opção viável para qualquer pessoa acima de 17 anos (momento em que termina o processo de formação dos ossos da face), que não tenha problemas de saúde e que tenha perdido algum dente.

  • Qualquer pessoa pode fazer implante, até mesmo quem usa dentadura

Verdade!

Pacientes usuários de dentaduras podem optar pela instalação de implantes, deixando de usar uma prótese removível, passando a ter uma prótese fixa.

  • Após a perda do dente, um implante deve ser colocado o mais rapidamente possível

Verdade!

Como consequência da falta do dente, com o passar do tempo, o osso sofre um processo de reabsorção fisiológica que pode prejudicar e até inviabilizar a colocação da nova raiz, ou pode ser necessária a realização de um enxerto ósseo.

  • O organismo pode rejeitar o implante

Mito!

Os implantes são feitos de titânio, material que possui compatibilidade biológica com o tecido ósseo. Geralmente a perda de um implante se dá por processo infeccioso ou por má qualidade óssea.

  • É possível fazer o implante de todos os dentes

Verdade!

Existem próteses fixas nas quais, por exemplo, dois implantes são suficientes para repor três dentes lado a lado. Agora também é possível colocar todos os dentes com apenas quatro implantes. É a avaliação do cirurgião-dentista que vai definir a opção mais indicada.

Formado em Odontologia pela Universidade Paranaense (Unipar), especialista em Implantodontia, especialista em Cirurgia e traumatologia Bucomaxilofacial, especialista em Ortodontia, pós-graduado em Cirurgia Ortognática, pós-graduado em Periodontia, pós-graduado em Imersão em Engenharia Tecidual Inteligente com o uso de concentrado sanguíneo e pós-graduado em Plástica Gengival.

Comentários

Deixe a sua opinião