No dia 29 de agosto é o Dia Nacional de Combate ao Fumo, em função da lei nº 7488/86, que foi criada com o objetivo de conscientizar e mobilizar a população sobre os riscos decorrentes do hábito de fumar.

O tabagismo é a principal causa de morte evitável no planeta. Trata-se de um sério problema de saúde pública. Cerca de 200 mil pessoas morrem todo o ano no País, e 4,9 milhões no mundo inteiro pelo uso do tabaco em qualquer uma de suas formas (cigarro, cigarro de palha, charuto, narguilé, ou cigarro eletrônico). 

O fumo tem mais de 4.700 substâncias tóxicas, e dezenas delas são cancerígenas. Uma delas, a nicotina, age como estimulante do sistema nervoso central, eleva a pressão sanguínea e a frequência cardíaca, diminui o apetite, pode desencadear náuseas e vômitos e, ainda, cria dependência quimica.  

Outra, o alcatrão, é formada por várias substâncias ligadas a doenças cardiovasculares, respiratórias e câncer. O fumo pode desencadear cerca de 50 doenças como infarto, enfisema pulmonar, DPOC, derrame, câncer de pulmão, traqueia, laringe, brônquio e bexiga, causa impotência sexual no homem, infertilidade da mulher, hipertensão e diabetes. Estima-se que 90% dos tumores malignos do pulmão tem como causa o uso do fumo, e as suas chances de cura são bastante baixas.

Os fumantes também expõem as pessoas que com eles convivem ao maior risco para as mesmas doenças. Por isto foi criada a lei antifumo 12.546/11 que proíbe fumar em ambientes coletivos. A atitude inteligente de parar de fumar pode diminuir os riscos. O Sistema Único de Saúde (SUS) garante tratamento gratuito, disponibilizando medicamentos, além de fornecer acompanhamento profissional.

É uma ilusão e não é sinal de inteligência se expor voluntaria e conscientemente ao risco de tantas doenças crônicas que geram tanto sofrimento, em nome de um prazer passageiro que o fumo ocasiona.  

É um indicio de falta de auto estima alimentar um hábito que vai trazer tanto sofrimento no fim da vida, encurtada por esta droga. Outra ilusão é achar que os cigarros eletrônicos são inócuos. Eles  podem levar também a doenças respiratórias, cardiovasculares e problemas de saúde mental. Também são perigosos ao serem incorretamente manuseados, por que o super aquecimento da bateria pode levar a explosões e queimaduras.

Dia 29 de agosto é uma excelente oportunidade de reflexão dos fumantes sobre os malefícios e sofrimento que fumar traz para si e para as pessoas que o rodeiam, quer as ame ou não. Diria até que o fumante não ama nem a si próprio. Quem se ama e ama os outros não causa a si e aos que ama tanta doença e sofrimento de forma consciente e avoluntaria.