Campanha Segurança- gov do estado forca maxima parana - anuncio
Espaço Publicitário

Ao longo da história, já ocorreram dezenas de guerras, entre elas conflitos bélicos, como de conquista, de submissão, de dominação, do futebol, das duas rosas, do ópio, já teve até por causa de um balde. Sim, um balde, o que vamos contar nesta oportunidade.

A Guerra do Balde  (de carvalho) foi travada no contexto de um conflito entre a Igreja Católica e as realezas seculares, conhecido como Questão das Investiduras, em 1325, na Itália, ainda em disputas provinciais. Estava em jogo o poder de reis locais para nomear e ou indicar bispos, abades e líderes de igrejas locais, na esperança de que os aristocratas enfrentassem menos problemas da Igreja com relação aos assuntos de seus reinos.

Do século 12 ao 14, as cidades-estado de Módena e Bolonha no norte da Itália tomaram lados opostos no guerra, quando naquele ano de 1325, um grupo de soldados de Módena entrou na Bolonha, que ficava a alguns quilômetros de distância, e simplesmente furtou um balde do poço central da cidade.

Em seguida,  guelfos e gibelinos, de Bologna e Modena respectivamente, levantaram seus exércitos por causa desse tesouro,  um suposto balde cheio de moedas de ouro, através de uma  lenda que os modenenses entraram na cidade rival furtivamente durante a noite e roubaram o balde, que continha, segundo se dizia, um tesouro em moedas e ouro. Seguindo novos estudos, o balde entretanto não foi o início da guerra, mas serviu como consequência estando, hoje, o referido balde guardado na Torre Cívica em Módena.

Esse roubo inusitado fez com que os bolonheses mobilizassem um exército de 30 mil soldados e 2 mil cavaleiros para resgatar o objeto  que equivalia à honra da cidade. Os modeneses, por sua vez, mobilizaram 5 mil soldados e 2 mil cavaleiros para defender o objeto roubado. E como se sabe guelfos e gibelinos foram dois partidos políticos apoiados pelo papa e pelo sacro imperador respectivamente, eles dominaram diversas cidades do norte italiano desde a Baixa Idade Média até o final do Renascimento tendo um papel importante na Questão das Investiduras.

Diversos nomes importantes da história medieval italiana fizeram parte ou de um ou de outro partido. Dante, por exemplo, era um apoiador dos guelfos, inclusive lutou na Batalha de Campaldino contra os gibelinos de Arezzo.

A Guerra do Balde se resumiu a uma única batalha, em Zappolino, com a vitória dos gibelinos de Módena, em uma refrega que ceifou aproximadamente 2000 pessoas. Segundo os estudos e as representações culturais, os gibelinos tomaram o balde do poço após a vitória, mas  continuaram suas lutas e conflitos mesmo após a Concordata de Wörms, se arrastando até 1529 quando o rei espanhol Carlos V, sendo sacro imperador, tomou o poder imperial na Itália e pacificou os querelantes.

Espaço Publicitário