O costume ou hábito de comer uma banana por dia que eu mantenho, desde que, em Ijuí, comprava umas lindas frutas, cheirosas e gigantes, numa frutaria (olha aí, Roseanah), ao lado da rodoviária, mantenho há muitos anos. E tem me dado muita imunidade, por exemplo. A banana, sem semente, é classificada em e provêm de duas espécies: a Musa Acuminata e a Musa Balbisiana, sendo produzidas e vendidas anualmente cerca de 100 bilhões de unidades em todo o mundo.

E agora ainda mais, depois que universidades inglesas de New Castle e Leeds realizaram uma pesquisa e concluíram que a banana tem muitos nutrientes, que ajudam em vários sentidos a conservar melhor a saúde, muitos se antenaram com as suas boas qualidades. Em especial, previne muitas doenças, dizem, até o câncer e pode ser consumida em todas as refeições, sem restrições.

Composta, por exemplo, de potássio, complexo B, cálcio e magnésio, esta fruta¸
com origem ainda sem exatidão, ela se perde na mitologia grega e indiana. Atualmente, se admite que seja oriunda do Oriente, do sul da China ou da Indochina, contudo, há referências da sua presença igualmente na Índia, na Malásia e nas Filipinas, onde tem sido cultivada há mais de 4 mil anos. Sabe-se, que a distribuição das bananas pelo mundo ocorreu pelas mãos dos árabes e posteriormente, pelos portugueses e espanhóis que as trouxeram para as Américas chegando, assim, ao Brasil.

Mais algumas utilidades da fruta são prevenir doenças cardiovasculares, ajudar nas funções cerebrais, auxiliar no bom humor, melhorar o sono, trazer energia para o corpo e reduzir cãibras, aumentar a saciedade e contribuir com a perda de peso, além de ser benéfica para o sistema digestivo e fazer bem para a visão, afora o dito acima.

Ela é indicada para manter o sistema imunológico firme e livre de algumas doenças. Vamos, pois consumir, bananas quotidianamente ou diariamente, como quiserem . Até por que a fruta não está sendo mais vendida a “preço de banana” e existem vários tipos para todos os gostos, com a caturra, prata, ouro, da terra, maçã, nanica e outras . Eu prefiro bem madura, mole e já indo da amarelada para a bem maturada.

Eucárdio De Rosso

Eucardio Antonio De Rosso, é Jornalista e escritor.

Comentários

Deixe a sua opinião