Inúmeras são as doenças e os problemas que uma vida corrida e estressada pode causar, principalmente na visão a causa do estresse.

Que pouca gente sabe é que a visão, também é um sentido muito afetado pelo estresse.
Desde quadro de simples tremores nas pálpebras (fasciculação) até retinopatia serosa central são relacionados ao estresse.

A serosa central é quando a pessoa começa a enxergar manchas acinzentadas na região central de um dos olhos e nota uma baixa significativa da visão, podendo eventualmente acometer os dois olhos.

Não se sabe exatamente por que acomete o olho, normalmente está relacionada a indivíduos na faixa etária de 25 a 45 anos e que apresentam quadros de estresse na vida pessoal ou profissional.

Vários são os tratamentos, dependendo do caso e da gravidade, podendo ser realizado apenas um período de descanso/férias, tratamentos com medicamentos (colírios) e, em casos mais graves, com fotocoagulação a laser.

O tempo de tratamento pode variar de dias a meses.

Ao perceber sintomas de baixa de visão ou manchas acinzentadas, procure um médico oftalmologista, que vai realizar uma avaliação minuciosa e exames complementares de retina para elucidar o caso.

Marcos Szpak Martins

Crm 12.008
Cursou medicina pela Faculdade Evangelica de Medicina do Paraná
Residência Médica pela Faculdade Evangelica de Medicina do Paraná
Membro da Sociedade Brasileira de Medicina
Membro da Associação Panaense de Oftalmologia

Deixe um comentário

Deixe a sua opinião