Inúmeras são as doenças e os problemas que uma vida corrida e estressada pode causar, principalmente na visão a causa do estresse.

Que pouca gente sabe é que a visão, também é um sentido muito afetado pelo estresse.
Desde quadro de simples tremores nas pálpebras (fasciculação) até retinopatia serosa central são relacionados ao estresse.

A serosa central é quando a pessoa começa a enxergar manchas acinzentadas na região central de um dos olhos e nota uma baixa significativa da visão, podendo eventualmente acometer os dois olhos.

Não se sabe exatamente por que acomete o olho, normalmente está relacionada a indivíduos na faixa etária de 25 a 45 anos e que apresentam quadros de estresse na vida pessoal ou profissional.

Vários são os tratamentos, dependendo do caso e da gravidade, podendo ser realizado apenas um período de descanso/férias, tratamentos com medicamentos (colírios) e, em casos mais graves, com fotocoagulação a laser.

O tempo de tratamento pode variar de dias a meses.

Ao perceber sintomas de baixa de visão ou manchas acinzentadas, procure um médico oftalmologista, que vai realizar uma avaliação minuciosa e exames complementares de retina para elucidar o caso.