banner-foz-itaipu-foz

Apesar de já existir há mais de 20 anos no mundo, essa técnica cirúrgica minimante invasiva só chegou ao Brasil em 2015.

Mas o que é enucleação?

Enuclear é remover o centro da próstata (adenoma).

A próstata é uma glândula do aparelho reprodutor masculino que produz a maior parte do sêmen. Ela se encontra abaixo da bexiga e antes da uretra peniana, pesando em média 20 gramas.

A uretra prostática (UP) passa exatamente no meio da glândula. Assim, quando a próstata cresce, seus lobos comprimem a UP e dificultam o esvaziamento vesical (EV).

Após os 60 anos, mais da metade dos homens já apresentam algum aumento prostático (AP). Os principais sintomas são: enfraquecimento do jato urinário, fazer força para urinar, aumento da frequência miccional e levantar à noite para urinar.

À medida que a obstrução avança, a sensação de não esvaziar totalmente a bexiga e o interrompimento do jato urinário (JU) podem aparecer. Finalmente, podem surgir infecção e retenção urinária, necessitando de sondagem vesical.

Alguns pacientes podem lesar suas bexigas e não conseguirem ficar mais sem sonda (bexiga neurogênica). Nem todos os pacientes têm muitos sintomas.

Em alguns pacientes é necessário fazer exames para identificar sinais de deteriorização da função vesical (FV), tais como: aumento da espessura vesical e presença de divertículos e de cálculos vesicais.

A indicação cirúrgica se dá de maneira individualizada, pelo grau de distúrbios que os sintomas causam no paciente ou pelos sinais da deteriorizaçao da parede e da FV.

A enucleação do adenoma remove de forma definitiva a compressão da uretra, e o paciente volta a urinar normalmente. A enucleação endoscópica é aquela feita sem cortes, através da uretra.

E o laser holmium?

Laser é um acrônimo que significa amplificação da luz por emissão estimulada de radiação. É um tipo de energia e interage com os tecidos e substâncias do organismo. Cada laser tem suas características.

Existem muitos tipos de laser com finalidades diversas. Para a urologia, o holmium laser tem grande utilidade por servir para tratar litíase urinária, também a próstata e tumores da uroteliais.

O HoLEP é uma técnica cirúrgica criada pelo médico neozelandês Peter Gilling, na década de 1990, para tratar pacientes com próstatas grandes.

enucleação-HoLEP
Foto: Arquivo pessoal.

Nos últimos 20 anos, essa cirurgia se firmou como a principal técnica para tratar o AP, não importando o tamanho da próstata.

Entre suas principais vantagens estão: a possibilidade de operar com soro fisiológico (mais funcional), sem risco de síndrome pós-RTU, maior controle do sangramento, baixo índice de transfusão, menor tempo de internação (um a dois dias), menor tempo de sonda vesical e baixo índice de recidiva – cirurgia definitiva.

A RTU, por exemplo, tem uma taxa de reoperação de +/- 20% após dez anos.

O laser de holmium não é o greenlight, que é um laser para vaporização. A vaporização não enucleia a próstata, apenas tuneiliza o adenoma. Isso faz com que tenha uma alta taxa de reoperação à medida que o tempo passa.

Pelo fato de o laser ser muito preciso, seu corte tem apenas 0,4mm, e devido à técnica retirar somente o adenoma, essa cirurgia não tem chance de causar impotência sexual.

O HoLEP, das técnicas mais modernas, é o procedimento mais estudado. São centenas de estudos e milhares de pacientes avaliados, o que confere maior segurança para os pacientes e médicos.

O HoLEP está indicado nos guidelines da Sociedade Europeia (EAU) e Americana de Urologia (AUA) como a cirurgia de escolha para tratar os pacientes com próstatas grandes, mas também podendo ser utilizada para próstatas de qualquer tamanho.

Doutor-Nario-Takimoto

Dr. Nario Takimoto

Dr. Nario Takimoto é médico formado pela Universidade Federal de Santa Catarina há 26 anos e especialista em urologia e oncologia cirúrgica. É membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica. O Dr. Nario é entusiasta da inovação em saúde e um estudioso do tema. Atualmente se dedica especialmente à cirurgia robótica e à cirurgia a laser da próstata.

Diálogos 100fronteiras

Deixe a sua opinião