Mamilos hemorroidários são estruturas anatômicas normais presentes nos seres humanos. Os plexos hemorroidários (conjunto de mamilos hemorroidários) se situam na porção distal do reto e no segmento externo do canal anal.

Acomete a dilatação dos vasos sanguíneos da região anal, associada à sinais e sintomas como sangramento, dor, desconforto anal e saliência ocasionada pelos vasos externos ou pela exteriorização dos vasos internos pelo ânus.

A doença pode ocorrer em ambos os sexos e tem predominância entre pessoas com faixa etária entre 45 e 65 anos. Os principais fatores que contribuem para o aparecimento ou agravamento da doença hemorroidária são: constipação intestinal, diarréia crônica, idade avançada, hereditariedade, esforços exagerados, gravidez e obesidade.

Você sabia? Existe tratamento não cirúrgico para o tratamento da Doença hemorroidária

Um deles é a ligadura elástica que é considerada um método minimamente invasivo de tratamento e apresenta vantagens em relação à cirurgia, como: simplicidade de execução, com realização em consultório e sem a necessidade de anestesia.

Neste procedimento, é colocado um elástico na base no tecido hemorroidário, sem necessidade de aplicação de nenhum tipo de anestésico ou sedação. Depois de poucos dias, o mamilo hemorroidário necrosa e cai.

Como é feito?

O tratamento com ligadura elástica é realizado em sessões – de uma a três, com intervalos de 2 a 4 semanas entre cada procedimento. A ideia é interromper o fluxo sanguíneo do tecido hemorroidário e, consequentemente, fazer um tratamento não operatório.

É uma maneira de curar principalmente aquelas hemorroidas em que só ocorre sangramento e, em alguns casos, as maiores, em que acontece a saída do ânus (prolapso hemorroidário).

Quais os benefícios do procedimento?

  • Além de ser ambulatorial, sem necessidade de internação e sedação, por exemplo, a principal vantagem do tratamento por ligadura elástica é a rápida recuperação do paciente – é possível retornar às atividades normais do dia a dia em algumas horas (normalmente, pedimos para que a pessoa fique em casa e evite esforço físico no dia do procedimento, mas, no dia seguinte, pode voltar à rotina normal).
  • É geralmente indicado para os casos de doença hemorroidária interna (de 1 a 3 graus).
  • Os resultados com a ligadura elástica são positivos e levam a uma redução de 80% nas indicações de cirurgia.
  • As chances de cura da doença hemorroidária são de 60% a 70% após o primeiro procedimento.

Não podemos esquecer que faz-se necessário, para manutenção da qualidade de vida, a ingestão hídrica satisfatória e uma alimentação rica em fibras, além da prática de atividade física.

Novo colunista da 100fronteiras Dr. Muhamed Hijazi

Doutor Hijazi

Doutor Hijazi é cirurgião geral e um dos poucos coloproctologista em Foz do Iguaçu e colunista da revista 100fronteiras. O coloproctologista é o médico especializado em tratamentos cirúrgicos e não cirúrgicos de doenças do intestino, reto e ânus. Dr. Hijazi frequentemente está realizando curso para aperfeiçoar o seu trabalho poder proporcionar aos seus pacientes procedimentos mais eficazes e seguros.

Comentários

Deixe a sua opinião