A Guerra das Laranjas é o nome que se deu a um conflito entre Portugal contra a Espanha e a França, em maio de 1801 e que foi até junho, portanto durou menos de dois meses. Inclui-se na guerra um desencontro entre a França e a Inglaterra que, nesta época, se materializou na chamada Guerra da Segunda Coligação, que é uma série de confrontos entre a França e  teve início em 1799 e prolongou-se até 1801,  iniciada quando a França era governada pelo Diretório e terminou quando Napoleão Bonaparte se tornou Primeiro Cônsul.

No entanto, as ações militares da Guerra das Laranjas desenrolaram-se na Europa e na América do Sul, surpreendentemente pois havia uma disputa entre Portugal e Espanha, tanto por terras americanas como europeias.

Portugal foi invadido por forças espanholas a 20 de maio de 1801, sendo uma guerra de curta duração que terminou a 6 de junho desse ano com perda de território de Olivença por parte de Portugal. No Brasil, a luta ficou conhecida como “Guerra de 1801” e permitiu a expansão das fronteiras no Rio Grande do Sul, com vitória dos portugueses. A paz entre as potências beligerantes foi estabelecida pelo Tratado de Badajoz, assinado entre Portugal e a Espanha e pelo Tratado de Madrid, assinado entre Portugal e a França, terminando as pendengas.

A chamada Guerra das Laranjas – designação que surge associada a um gesto do primeiro-ministro e chefe militar espanhol, Manuel Godoy, que enviou um ramo de laranjeira colhido nos campos de Elvas à rainha de Espanha Maria Luísa, de quem se dizia ser amante, para a informar de que tinha tomado Olivença – surge como o motivo  militar para a invasão.

Ela durou menos de um mês e se desenrolou na Europa, na  fronteira portuguesa, em Trás-os-Montes e, principalmente, no Alentejo. Na América do Sul, ocorreu no antigo Rio Grande do Sul e em Mato Grosso. O desfecho deu vitória espanhola, na Europa e vitória portuguesa no Brasil e na América do Sul, como dito anteriormente.

Na conclusão  dessa pequena luta, houve algumas mudanças territoriais, como a perda de território na Europa de Olivença por parte de Portugal  e ganhos de território no Brasil (Rio Grande do Sul) por parte de Portugal que ampliou o território seu.

E as laranjeiras entraram nessa denominação de guerra, afinal, o que aconteceu com elas?