Anúncio Publicitário.

Com o passar do tempo, cada vez mais temos pacientes recuperados da Covid-19 e também casos de persistência ou aparecimento de novos sintomas.

Independente de hospitalização, temos observado um grande número de pacientes apresentando o que chamamos de Covid Longa.

Mas o que é Covid longa?

coronavirus
Imagem: Reprodução

Recentemente a atriz Gwyneth Paltrow revelou ter sido contaminada pelo vírus e mesmo após sua cura, referiu sintomas como fadiga e “brain fog”.

No português poderíamos traduzir isso, como uma espécie de confusão mental e perda de memória.

O quadro de sintomas da Covid Longa vai muito além dos descritos pela atriz.

Pode-se haver dores nas juntas, dores musculares, dor de cabeça, fotofobia, insônia, entre outros; já são mais de 55 sintomas descritos na literatura médica.

Conforme estudamos e melhor conhecemos a doença, podemos entender que esses sintomas estão associados à grande inflamação que o vírus causa.

Lembrando que, ele não afeta apenas os pulmões, mas também pode causar danos vasculares.

Foto: Paulo Lisboa
FOTO DA DRA MARIA FERNANDA – FOZ DO IGUAÇU – REVISTA 100 FRONTEIRAS

Esse quadro inflamatório pode, em suma, persistir por meses, como temos visto, e depende da resposta imunológica de cada um. 

Por enquanto, não há uma medicação que cure o quadro de Covid Longa.

O que vem sendo recomendado aos pacientes é que tenham um estilo de vida o mais saudável possível.

A receita de sempre, portanto, é: boa alimentação, rica em vitaminas e antioxidantes, regular o sono, evitar consumo de bebida alcóolica e praticar exercícios leves.

Podemos acompanhar o paciente através de exames de sangue (provas inflamatórias), que muitas vezes permanecem alteradas mesmo pós-cura.

Em caso de piora dos sintomas, o acompanhamento médico é mandatório.

Espaço Publicitário