Quem pretende engravidar precisa estar em dia com a saúde bucal. Os cuidados devem começar antes mesmo da concepção com o intuito de investigar qualquer doença bucal e se necessário iniciar os respectivos tratamentos, por meio da consulta Pré-concepcional.

O uso de medicamentos bem como exposição a exames de diagnóstico como radiografia durante a gestação são motivos de atenção e cuidado também por parte do Cirurgião Dentista, por isso se antecipe afim de evitar quando estiver grávida.

Infeções orais de qualquer magnitude devem ser tratadas/limpas, os microorganismos presentes nesses processos inflamatórios podem migrar para a corrente sanguínea e impactar negativamente na evolução da gestação e saúde do bebê.

Para ter ideia, pesquisadores de um estudo publicado no “The Journal of the American Dental Association” descobriram que mulheres grávidas com doença gengival crônica tinham quatro a sete vezes mais chances de ter parto prematuro (antes da 37ª semana) e bebês com baixo peso do que mães com gengivas saudáveis.

Importante: não é recomendável uma mulher engravidar com uma infecção bucal ativa. Se planeje para remover os amálgamas com a máxima antecedência possível, esse é um procedimento que não pode ser realizado na gestação e amamentação.

Diversos estudos têm apontado que o mercúrio proveniente de restaurações dentárias de amálgama materno é transferido por meio da placenta para o feto, e da glândulamamária para o leite ingerido pelo recém-nascido, podendo afetar a saúde do bebê.

O chumbo, o mercúrio, o cádmio e outros metais pesados são substâncias prejudiciais, que contribuem para os casos de infertilidade, malformações congênitas no feto, maiores riscos de aborto/natimorto e bebês baixo peso. Existem tratamentos detoxificantes que podem ser realizados antes da mulher engravidar, preparando o corpo para uma gestação mais saudável e tranquila.

Manuela Balestreri - CRO/PR 25.769

Graduada em Odontologia pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e Pós-graduada em Prótese Dentária na Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Também fez cursos de atualização em Estética Avançada pela Ipeno, Aperfeiçoamento em Implantodontia pelo Instituto Latino Americano de Pesquisa e Ensino, atualização em toxina botulínica aplicada à Odontologia pelo Instituto Toxina de São Paulo, Curso de Excelência em Prótese sobre Implante pelo Instituto Latino Americano de Pesquisa e Ensino – Ilapeo e Pós-graduação em Estética Orofacial pelo instituto Biotox-SP e Cosmetologia e Estética pela Unyleya, Além de congressos internacionais, Membro da Academia Brasileira de Estética Orofacial e Membro do ITI - International Team for Implantology.

Contato: (45) 3525-4846 / (45) 99144-2458
Endereço: Caesar Tower - Av. Pedro Basso, 472
Instagram - @balestracentrodesaude

Comentários

Deixe a sua opinião