O azul de metileno (cloreto de metiltionina) é um corante natural, inibe a interação proteína-proteína do SARS-CoV-2 Spike-ACE2 – um mecanismo que pode contribuir para sua atividade antiviral contra COVID-19.

Recentemente este corante tem tido sua ação comprovada no bloqueio da proteína spike do coronavírus, através do bloqueio da ACE2. A ACE2 é uma proteína transmembrana expressa na superfície de diversas células do corpo, como o epitélio do sistema respiratório.

Vários estudos já demonstraram a relação entre a proteína ACE2 com os mecanismos de entrada de alguns coronavírus, como o HCoV-NL63, o SARS-CoV e o novo SARS-CoV-2 (causador da COVID-19). 

Como o azul de metileno eleva as concentrações de oxigênio iônico e molecular, e eleva o pH intracelular, sua eficácia contra o coronavírus (e outros tipos de vírus) se deve também a esse fenômeno, uma vez que os vírus se desenvolvem mais em ambientes anaeróbicos e ácidos. 

Há mais de 10 anos utilizo o Azul de Metileno na medicina ortomolecular e na nutrologia como um nootrópico ou seja: aumenta a capacidade cerebral, a cognição, a atenção, a memória e o raciocínio.

Eles melhoram a performance intelectual tanto em pessoas com diagnóstico de TDAH e depressão como também em indivíduos saudáveis, indicado e utilizado no tratamento do autismo, do mal de Alzheimer, na fadiga comum ou crônica, no stress intenso, além de antioxidante, antineoplásico, antiviral.

Na terapêutica convencional é comumente usado no tratamento da metemoglobinemia, da sepse e em situações de choque anafilático. 

No Instituto Ferreira oferecemos a nossos pacientes e clientes através da administração endovenosa em soros, tanto de forma preventiva como para tratamentos acima citados e agora como mais uma arma na terapêutica das infecções pelo novo coronavírus.

1Diabetes Research Institute, University of Miami, Miami, FL, Estados Unidos 

2Department of Molecular and Cellular Pharmacology, Miller School of Medicine, University of Miami, Miami, FL, Estados Unidos 

Medicina Integrativa e Estética Médica. Especialista em Implantes Hormonais Bioidenticos e Prática Ortomolecular.

Comentários

Deixe a sua opinião