Normalmente, ouvimos a palavra bacana no sentido de bom, bonito, elegante etc. No entanto, vamos pesquisar a origem da palavra para aprendermos a ter certeza de não usar essa palavra  em sentido oposto e diversificado para não abusarmos da paciência e do entendimento de nossos interlocutores.

Assim, se atentarmos para a origem latina da palavra, teríamos que ter cuidado em usá-la, pois bacana vem de festa em honra a Baco, o inventor mitológico do vinho, celebrada em Roma, à imitação das festas dionisíacas gregas, também chamadas de bacanálias e, por extensão, se pode dizer que é uma festa em que reina a devassidão, em que há libertinagem, desregramento moral, orgia sexual da qual participam três ou mais pessoas, esta no sentido de suruba.

No entanto, alguns autores afirmam que essa palavra teve origem outra, e que bacana seria até falando, em palavra-ônibus, a pessoa  fina, elegante   e que qualifica pessoas ou coisas com atributos positivos: bonito, bom, afável, compreensivo, interessante, até correto.

Isso decorrente de uma expressão que veio se consagrando e designava pessoa endinheirada, de estrato social elevado, grã-fino, esta de origem controversa. Em outras palavras, enquanto bacanal veio do latim bacchanal, “festim em honra de Baco, deus do vinho”, bacana  é  proveniente do lunfardo, patoá criado pelos malandros de Buenos Aires a partir de expressões dialetais trazidas por imigrantes italianos, derivado do genovês, que Houaiss classifica  lunfardo a “linguagem de delinquentes”, fora da lei, portanto, termo chulo e popularesco.

O dicionário etimológico de Cunha (2010) apenas registra que bacana (de bacán) é um termo de gíria que expressa inúmeras ideias apreciativas(?).

Então, que tal cuidar ao usar essa expressão que tudo é bacana, pois pode soar mal e se pensar que está se falando da festa, orgia, o bacanal dos romanos. Melhor seria usar essas expressões acima (bonito, bom, afável, compreensivo, interessante, correto) e mais esperto, joia, legal, maneiro e até bacano, mais antigos e rebuscados. Bacana, hein?

Isso é bacana!

Eucárdio De Rosso

Eucardio Antonio De Rosso, é Jornalista e escritor.

Comentários

Deixe a sua opinião