Quem decifra palavras cruzadas aprendeu que a mais antiga capital do mundo é Damasco, na Síria. No entanto, outros afirmam que Jericó, hoje situada na Palestina, teria essa prioridade.
Damasco, que tem notícias de sua existência desde 6300 a.C, é hoje a Capital da Síria, sendo a segunda cidade seguidamente habitada há mais tempo, senão a primeira. Algumas escavações, porém, levantam a possibilidade de que sua região já contasse com assentamentos humanos por volta de 9000 a.C. e outros registros históricos descrevem a colonização do local desde 6300 a.C., sendo que, a partir do segundo milênio a.C., ela já tinha importância política reconhecida.
Atualmente, a região metropolitana de Damasco tem uma população estimada em mais de 4,8 milhões de habitantes e sua posição geográfica justifica tanta importância, pois está a apenas 80 km do mar Mediterrâneo, seu território está próximo do rio Eufrates, o que a colocou durante milênios nas principais rotas comerciais entre Oriente e Ocidente, na antiga Mesopotâmia.
Já Jericó, Palestina, que dizem ser cidade desde 9000 a.C, tem a sua importância de Jericó na história do Oriente Médio, pois citada na Bíblia Sagrada 70 vezes. Nessa localidade, por exemplo, foi que Jesus Cristo curou dois cegos. Situada a cerca de 270 metros abaixo do nível do mar, é também a cidade mais baixa do planeta e buscas arqueológicas identificaram na cidade restos de mais de vinte civilizações que teriam residido no local, incluídas a mais antiga muralha e a mais antiga torre já encontradas na Terra, além de uma das mais antigas estátuas com representação de um rosto humano.
É mencionada já na Bíblia como uma importante cidade no vale do rio Jordão. Descrita no Velho Testamento como a “Cidade das Palmeiras”, abundantes campos ao redor de Jericó têm feito dela uma localidade atrativa para habitação humana por milhares de anos. Ela é conhecida na tradição judaico-cristã como a primeira cidade na Terra Prometida encontrada pelos israelitas após cruzarem o rio Jordão, depois de peregrinarem quarenta anos pelo deserto após escaparem da escravidão no Egito. Antes disso, ela esteve sob domínio de persas, helenos e romanos, passando em 660 d.C. para o domínio do califado árabe. De 1517 a 1918, pertenceu ao Império Turco-Otomano e, atualmente, pertence à Palestina, território disputado também por Israel.
Torna-se difícil de acreditar que esta pequena cidade contando hoje apenas 20 mil habitantes seja a aglomeração urbana mais antiga existente no universo. Contudo, o vilarejo agrícola situado nas proximidades do rio Jordão tem vestígios de ocupação que datam do ano 9600 a.C. De acordo com escavações arqueológicas, no ano de 9400 a.C., o local reunia nada menos do que 70 casas, com um total de mil habitantes e hoje possui apenas mil. Ela foi romana, bizantina, árabe, otomana, hoje pertence à Cisjordânia.
Outros afirmam que a cidde mais antiga estaria situada na Anatólia, Turquia, seria Çatal Hüyük. Você aposta em qual cidade ou tem outra mais antiga para citar? Na China não há cidades mais antigas?
Relacionado