Colégio Sesi Internacional - display portal

Agosto Dourado porque é o mês do incentivo à amamentação e leva a cor dourada para representar o padrão ouro de qualidade do leite materno.

Do dia 01 ao 07 ocorre a Semana Mundial da Amamentação (SMAM), celebrada em 120 países. É uma semana de intensas atividades de promoção do aleitamento, alimento essencial e exclusivo até os 6 meses de vida.

Incentivando que as crianças continuem sendo amamentadas até os 2 anos ou mais, caso seja possível.

A Semana Mundial da Amamentação  foca na sobrevivência, proteção e desenvolvimento da criança. 

A amamentação é uma atitude inteligente, pois o leite materno é natural, renovável,  ambientalmente seguro e altamente benéfico, à saúde física e emocional da criança e  também da mãe.

É o maior investimento para salvar vidas infantis, melhorar a saúde das crianças, promover o seu desenvolvimento físico, social e psicológico e diminuir a mortalidade infantil. 

Com o leite materno o bebê recebe anticorpos da mãe, que ajudam a formar o seu sistema imunológico, o qual  protege contra doenças como diarréia, alergias, otites, intolerância ao glúten, asma, diminui risco de desenvolvimento da diabetes, obesidade e infecções respiratórias.

Garante à criança uma melhor arcada dentária, com dentes mais fortes, melhor desenvolvimento da fala e melhor respiração em função dos movimentos de sucção durante as mamadas. O recém nascido tem menos cólicas e melhor preparo do seu frágil intestino.   

A amamentação estreita os laços afetivos entre a mãe e o bebê, além de beneficiar a saúde de ambos. A mãe tem menores chances de desenvolver depressão pós parto, diminui o risco de desenvolver câncer de mama e ovário, garante um melhor controle da natalidade, menores chances de ter diabetes tipo II, ajuda o útero voltar ao tamanho normal, reduz o risco de sangramentos e anemia após o parto, e menor probabilidade de doenças cardiovasculares. 

O leite é um alimento completo.

Atende todas as necessidades alimentares e emocionais do bebê até o sexto mês de vida. Ainda, reduz em 13% a mortalidade até os 5 anos de idade e seus benefícios se estendem até a vida adulta. Gera indivíduos mais saudáveis fisicamente,  e emocionalmente mais equilibrados. 

Antoninho Ricardo Sabbi

Membro emérito da Sociedade Brasileira de Cancerologia e Mastologia. CRMPR-7093.

Comentários

Deixe a sua opinião