Trinômio, podemos definir trinômio como uma expressão composta que conjuga três termos afins.
Significado
Desse modo, o trinômio cético-otimista-cosmoético apresenta relação destas três palavras que visam contribuir à construção de característica consciencial a fim de tais condições. Tratam-se de neologismos da neociência Conscienciologia, propostos por Waldo Vieira: tanto o trinômio em si, quanto a ciência.
Cético
A pessoa cética questiona tudo, debate, experimenta, coloca para si hipóteses a serem comprovadas ou refutadas. “Não vai na onda” de nada e de ninguém, ao contrário, procura refletir sobre tudo e todos antes de tomar qualquer atitude, decidir sobre algo ou emitir opinião.
Otimista
O indivíduo otimista consegue enxergar que há problemas no mundo, mas conhece a si mesmo e as variáveis que controlam o seu comportamento, as suas emoções e limites.
Características. Dentre as inúmeras qualidades do ser otimista, destacamos a confiança, o positivismo e a esperança.

Desenvolvimento
A psicologia (tanto a psicologia positiva quanto a cognitivo-comportamental) dá dicas de como se pode imprimir o otimismo no dia a dia, principalmente em situações adversas:
- a) valorize o seu potencial;
- b) controle o emocional através da contenção refletida das reações instintivas, a exemplo, da explosão verbal, xingamento, raiva, mágoa, ressentimento, espírito vingativo;
- c) aprenda com adversidades (diante da crise busque olhar o ponto positivo para acertar da próxima vez;
- d) evite competir ou comparar-se com outro: desafie-se a ser um sujeito melhor que antes se reeducando;
- e) tenha autoconfiança;
- f) reconheça suas limitações; g) retire negativismo procurando anotar suas vitórias evitando focar no negativo ou fracassos pessoais.
Ponderação
Para implementar a cosmoética na manifestação pessoal do trinômio, inclua a reflexão ao otimismo transformando-o em “otimismo racional”: “[…]disposição específica da conscin lúcida para encarar as coisas pelo melhor lado e contribuir sempre para a solução favorável mesmo nas situações mais difíceis, conciliando cosmoeticamente o máximo de bem e o mínimo de mal perante os fluxos e refluxos das realidades do Cosmos, segundo o arcabouço teático, evoluído, da inteligência evolutiva (IE).”*
Cosmoético
Qualifique todas as condições anteriores, refletindo sobre a manifestação pessoal o tempo todo, onde quer que esteja, de que maneira for, considerando os pilares do paradigma consciencial.
Procure ter conduta cosmoética* que, dentre outras, significa:
- a) agir sempre refletindo antes;
- b) ter comportamento amigável;
- c) manter a lisura, o bom tom;
- d) imprima um procedimento correto no dia a dia;
- e) tenha conduta-padrão cosmoética;
- f) busque manter a calma o tempo todo;
- g) preserve o comportamento honesto.
Felicidade – Em síntese:
“Quanto mais Cosmoética, mais evoluída a consciência. Faça tudo para tornar os outros felizes. Isso é Cosmoética Vivida.” (Vieira, Waldo. Léxico de Ortopensatas. Editares: 2014.p 535)
- (Vieira, Waldo. Verbetes: Otimismo Racional e Conduta Cosmoética. Enciclopédia da Conscienciologia. Versão digital. In.: encyclossapiens.org)