Novidades tecnológicas e a estética do sorriso e face são destaques em encontro de ortodontia

128

Promovido pela Associação Brasileira de Ortodontia no Paraná – ABOR-PR, evento debateu também os novos rumos das especialidades frente às inovações disruptivas

Trocar ideias, compartilhar experiências, agregar conhecimentos e conhecer as novidades tecnológicas e, ao mesmo tempo, discutir os rumos da Ortodontia e Ortopedia Facial e valorizar os profissionais marcaram a pauta do XVI Encontro Internacional da APRO, promovido pela Associação Brasileira de Ortodontia no Paraná – ABOR-PR, e organizado pela Editora Plena.

Aberto pelo presidente da entidade, Mauricio Accorsi, o evento, um dos mais tradicionais e importantes da área no Brasil, reuniu nos dias 28 e 29 de junho, no Estação Eventos, do Shopping Estação, em Curitiba, especialistas e professores que são referências no segmento, com expressiva atuação profissional e acadêmica. “Tenho certeza que esta edição acontece num momento de quebra de paradigmas, quando as inovações disruptivas estão transformando a prática da ortodontia mundial”, pontuou Accorsi.

Ao fechar o evento, o presidente da ABOR-PR afirmou que as palestras confirmaram um conceito comum entre os ortodontistas. “Nós fazemos cirurgia plástica sem usar um bisturi. São nossos conhecimentos, experiência e comprometimento que vão, além das várias técnicas, resolver as más-oclusões, sempre com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos nossos clientes”, sublinhou. Um tratamento ortodôntico bem conduzido, melhora a aparência facial, a estética do sorriso e contribui sobremaneira para a autoestima dos indivíduos. Esta abordagem também leva em conta as funções da face, beneficiando a mastigação, a fala e a respiração.

Homenagem especial

O encontro também inaugurou o Espaço Eros Petrelli, um dos pioneiros na ortodontia brasileira e fundador há 50 anos da Associação Paranaense de Ortodontia, e da ABOR Nacional, uma das maiores entidade da especialidade no mundo. O advogado e ortodontista Gérson Köhler, em sua palestra, fez um panorama história da criação das duas associações e da vida profissional do grande Professor Eros Petrelli. Também fez uma retrospectiva da evolução da ortodontia brasileira.

Alinhadores invisíveis

Este cenário de evolução tecnológica na área pode ser constatado na apresentação da ortodontista Giselle Namur Menusier, que fez uma abordagem clínica do tratamento com alinhadores invisíveis em pacientes adolescentes. A especialista destacou que a ortodontia é uma das especialidades que tem utilizado as inovações tecnológicas porque incrementam e facilitam os tratamentos. É o caso dos alinhadores invisíveis, eficientes em estética e em recursos terapêuticos, se tornando uma alternativa viável no tratamento ortodôntico. Geralmente, os alinhadores transparentes são recomendados para uma ampla gama de más-oclusões, além de ter a vantagem de serem confortáveis. O uso desses aparelhos possibilita controlar o avanço mandibular juntamente com o alinhamento dos dentes.

Dispositivo inovador

O professor Rodrigo Milani, mestre em medicina dentária em Portugal e desenvolvedor de um inovador dispositivo de ancoragem temporária, confeccionado em aço inoxidável, em sua apresentação discorreu sobre o posicionamento extra radicular desses dispositivos, tema em evidência no mundo pelas novas possibilidades clínicas que oferece. Ele explicou as vantagens desses dispositivos de ancoragem temporária em aço inoxidável. São mais flexíveis e resistentes à fratura, fácil penetração em ossos corticais – sem a necessidade de perfuração prévia.

Expansão da maxila

O curitibano Lincoln Nojima, hoje professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, trouxe para o encontro da ABOR-PR, as novidades sobre a técnica MARPE (expansão rápida de maxila assistida por mini-implantes). Revelou que o MARPE tem se mostrado um tratamento efetivo para a resolução da deficiência de perímetro das arcadas dentárias relacionada à discrepância maxilar transversa em pacientes adultos jovens. Informou que levantamentos recentes apontam, em média, um índice de 87% de sucesso na sua utilização. Em sua palestra, Nojima observou que o MARPE é clinicamente efetivo quando aplicado para corrigir deficiência transversa moderada de maxila, e reduzir o perímetro da arcada dentária, como tratamento auxiliar de doenças do sono (apneia, por exemplo) e, ainda contribui para melhorar a estética bucal. Reforçou que para o ortodontista ter sucesso com o MARPE é necessário selecionar o paciente correto, planejar o uso por meio de tomografia computadorizada, utilizar ancoragem bicortical e apresentar um checklist de todo o processo ao paciente.

Dez mandamentos

Os 10 mandamentos da estética do sorriso foram apresentados pelo professor da Universidade Federal da Bahia e doutor em Ortodontia, André Machado. Trata-se de um protocolo que auxilia de forma prática, simplificada e de fácil aplicação os planejamentos ortodônticos e estéticos, além de ser útil na comunicação entre o profissional e paciente. Destacou que é crescente o número de pacientes que buscam aprimoramentos do sorriso nos consultórios ortodônticos, porque “o sorriso se tornou o cartão de visita da pessoa em quase todas as situações”. Disse que está comprovado: “quando mudanças estéticas no sorriso são realizadas, os pacientes não só ficam mais atraentes, mas também mais jovens e com mudanças positivas no âmbito psicológico. O impacto maior é na elevação da autoestima”, sustentou André Machado. Os mandamentos são: arco do sorriso – posição vertical dos incisivos superiores; proporção e simetria dos incisivos centrais superiores; proporção entre dentes antero-superiores; presença de espaços antero-superiores; design gengival; nível de exposição gengival; corredor bucal; linha média e angulação dental; detalhamento – anatomia dental; e volume labial.

Harmonização facial

Os alinhadores transparentes como recurso terapêutico ortodôntico para melhoria da arcada dentária e harmonização facial voltaram à pauta das palestras com a ortodontista Isabela Shimizu, professora do Instituto Latino Americano de Pesquisa e Ensino Odontológico – ILAPEO. Ela reforçou as vantagens dos alinhadores como aparelhos confortáveis, discretos, removíveis, higiênicos e com alto grau de resolução das más-oclusões como apinhamento e diastemas. Mas garantiu que é o profissional de ortodontia que decide qual a melhor forma de tratamento que dará a seu paciente. Ainda detalhou a aplicação de Botox e ácido hialurônico, atualmente feita em consultórios odontológicos, como alternativa para a harmonização facial.

Método eficiente e rápido

O evento da ABOR-PR encerrou com a apresentação do conceituado professor espanhol Luis Carriere, PhD pela Universidade de Barcelona. Durante sua explanação, ele falou sobre uma nova era de excelência na ortodontia atual e sobre um método desenhado por ele que proporciona uma eficiente e rápida solução das desarmonias sagitais, tanto em classes II como nas classes III. Carriere mostrou vários cases de sucesso e detalhou as vantagens da técnica. “É de fácil instalação, confortável e uma ótima opção para um tratamento associado com alinhadores estéticos. E, além disso, simplifica muito o curso terapêutico e a mecânica ortodôntica, além de diminuir o tempo e consequentemente os efeitos colaterais do tratamento” algo que os clientes estão buscando hoje em dia.

Mercado editorial

Janete Moreira, diretora da Editora Plena, organizadora do encontro, acredita que iniciativas como esta são importantes para aprimorar os profissionais e incentivar o hábito da leitura de livros impressos direcionados às especialidades. “Há 12 anos, desenvolvemos revistas e livros odontológicos de excelência, além de organizarmos eventos no segmento”, afirma ela, sempre ao lado do marido e sócio, José Antônio Martins. A editora é hoje referência na divulgação de informações e no aperfeiçoamento científico dos profissionais no Brasil e em outros países da América Latina.

No portfólio da Editora Plena estão três revistas “Orthodontic Science and Practice, direcionada aos ortodontistas; a Full Dentistry in Science, uma publicação multidisciplinar, que conta com trabalhos de implantodontia, prótese, clínica e endodontia; e a Prosthesis and Eshetics in Science, desenvolvida especialmente para o protético, buscando auxiliá-lo no desenvolvimento técnico e na melhora da comunicação entre clínica e laboratório.

“Temos as melhores publicações editoriais no mercado de forma imparcial, acompanhando os avanços tecnológicos, com versões impressas e digitais, para que possamos atender o nosso consumidor de forma satisfatória”, destaca Janete Moreira.

Inovações e tendências

Paralelamente ao encontro, uma exposição comercial reuniu 14 empresas do segmento, e mostrou novas tecnologias, materiais e tendências em ortodontia e ortopedia facial. Entre elas estiveram gigantes da odontologia mundial como a Henry Schein, Align Technology e Straumann e também companhias brasileiras vencedoras e reconhecidas em todo o mundo como a Aditek, a ID-Logical e a CoralDent, entre outras.




Deixe um comentário