Campanha Segurança- gov do estado forca maxima parana - anuncio
Espaço Publicitário

O evento também demonstrou o novo projeto do RTDS “NovaCor” que está em fase de implantação e as possibilidades de aplicações em Control Hardware in The Loop (CHIL) e Power Hardware in the Loop (PHIL).

A palestra de abertura foi realizada pelo Diretor Técnico do PTI-BR Rafael Deitos, que retratou o papel do PTI no mercado de pesquisa e serviços técnicos especializados como uma das maiores da América Latina em capacidade de simulação.

“A nossa infraestrutura, equipe de especialistas, comprovação de desempenho, ambiente para testes e ensaios do produtos, estão alinhados com o objetivo de entregar tecnologia e alcançar o propósito de disseminar conhecimento ao setor elétrico a respeito do RTDS”, afirma.

Na sequência o Gerente do Centro de Automação e Simulação de Sistemas Elétricos (AS.DT) do Parque Tecnológico Rodrigo Otto demonstrou a trajetória do Centro de Simulação que passou, de 2007 até o momento, pelas fases de implantação, inicialização, consolidação, excelência e atualmente referência.

“Nesse ano de 2021 iniciamos a fase de referência em áreas de atuação, com equipe própria e rede de parceiros formada para o desenvolvimento de soluções para o setor elétrico”, comenta.

Com a participação do representante da RTDS Technologies Inc no Brasil Sylvio Cayres, o webinar desvendou a plataforma computacional que é uma das mais completas de simulação e testes de equipamentos no âmbito elétrico.

Em seguida, os Engenheiros de Simulação Felipe Crestani e Guilherme Justino apresentaram as soluções e cases desenvolvidos pelo Centro de Simulação ao longo dos últimos 10 anos, assim como exploraram as potencialidades da ferramenta.

A videoconferência foi voltada para a participação de profissionais e pesquisadores ligados ao setor elétrico, empresas geradoras e distribuidoras de energia, fabricantes, indústrias, professores e estudantes universitários.

pti-foz-webinar
Webinar realizado pelo PTI apresenta potencialidades da plataforma RTDS. Foto: Assessoria/PTI.
  • Simulador RTDS do PTI

Localizado no AS.DT do parque, a RDTS é um computador industrial (formado por seis racks que medem juntos quatro metros de comprimento por dois de altura), com elevado poder de processamento.

O aparelho é capaz de realizar ensaios, testes e simulações e de reproduzir as condições reais de operação de sistemas e equipamentos elétricos pela Itaipu Binacional outras empresas externas antes de serem colocados em funcionamento.

  • Tecnologia RTDS

A ferramenta, que trabalha com diversas ações que fazem parte do dia a dia da operação de uma empresa do setor elétrico, gera resultados precisos e confiáveis ao proporcionar a verificação das condições de operação, a identificação de possíveis falhas e a correção.

O dispositivo é um dos maiores e mais completos em operação no Brasil, possuindo adaptação ao idioma local e equipe profissional altamente capacitada para prestação de suporte necessário.

Além da operação do simulador também são oferecidos pelo PTI treinamentos para profissionais de outras empresas manusearem a plataforma.

  • Cases

No período de atuação do Centro de Simulação já foram realizados 91 ensaios, destes 69% envolveram a Itaipu Binacional, 21% Externas e 10% em Projetos de Pesquisa. Entre elas ainda estão os agentes de setores externos como o Cemig, Chesf, Copel, Neo Energia, Enel e fabricantes: ABB, GE, Siemens, Schneider Electric, SEL, entre outros.

De acordo com Gerente de Aplicação Técnica da GE Denys Lellys diversas simulações já foram realizadas em parceria com o PTI, todas executadas com grande sucesso.

“Recentemente, com a pandemia, tivemos um caso inovador que foi a execução de simulações da proteção de barras B90 da GE com o acompanhamento do cliente CEMIG, de forma remota, com uso de recursos audiovisuais (Microsoft Teams) permitindo o acompanhamento e análise de resultados em tempo real e aprovação final do cliente”, relata.

webinar-pti-foz
Webinar realizado pelo PTI apresenta potencialidades da plataforma RTDS. Foto: Assessoria/PTI.

Para o Engenheiro Eletricista da Itaipu Binacional Jonas Pesente os ensaios realizados pela Itaipu junto ao PTI são de extrema importância no processo de certificação do bom funcionamento de seus equipamentos críticos, como IED’s de proteção, assim como para teste de funcionalidades, avaliação dos ajustes e calibração de funções específicas.

“Contribuem de forma geral tanto para a colocação em serviço quanto para a melhoria contínua dos automatismos da usina”, complementa.

O Engenheiro da SEL Fabio de Lollo destaca a experiência da empresa na execução de ensaios de RTDS junto ao PTI como excelente.

“Foram realizados dois serviços de grande complexidade, que envolveram um serviço de porte significativo em termos de modelagem e recursos de hardware para a simulação. Em ambos os casos, os processos foram bem conduzidos pela equipe do PTI, com o planejamento dos testes a realizar, execução da modelagem do sistema e verificação do sistema modelado no RTDS através de simulação no ATP”, finaliza.

Espaço Publicitário