Durante o temporal de sábado (23), iguaçuense registrou o exato momento em que um raio acertou o poste de luz na Avenida das Cataratas.

A captura foi feita de dentro do carro por Pamela Freitas, ela estava no banco do passageiro quando registrou o raio, e não houve danos quanto aos motoristas que passavam no momento.

Momento em que raio acerta poste em Foz
Foto: Pamela Freitas/ arquivo pessoal.

As rajadas de vento passaram dos 80 km/h, e derrubou árvores, provocou queda de postes e causou cortes de energia elétrica. Segundo informações do Simepar choveu 298,4 mm em Foz do Iguaçu no mês de outubro.

O MetSul explica que os automóveis são um dos lugares mais seguros para se estar durante uma tempestade elétrica pela blindagem da Gaiola de Faraday.

Gaiola de Faraday

Mas e se o raio, ao invés do poste, tivesse atingido um automóvel? As pessoas teriam escapado de qualquer lesão e muito possivelmente sequer teriam percebido a descarga. Raios muito raramente atingem automóveis, ainda mais em movimento.

Experimento Gaiola da Faraday

E, mesmo se atingirem, os ocupantes estão protegidos pelo que se denomina na Física de Gaiola de Faraday e não o isolamento por pneus de borracha, como muitos acreditam. Em uma Gaiola de Faraday, o campo elétrico interno de um objeto é zero devido à natureza condutora da superfície, espalhando as cargas na parte exterior e anulando o campo na parte interna. Assim, no caso do carro a lataria do veículo é a superfície condutora responsável e o interior do carro tem seu campo elétrico anulado. Especialistas em engenharia elétrica dizem que o carro não se trata de uma gaiola perfeita, mas suficiente para oferecer proteção.

Diferentemente de carros que quase nunca são atingidos por raios, os aviões costumam sofrer com o impacto. Mas, do mesmo modo que os veículos de terra, os aéreos também possuem blindagem eletrostática pelo mesmo princípio. A superfície metálica do avião funciona de maneira que seu interior não possua nenhuma carga elétrica.

Então, fique tranquilo, pois a chance de algo acontecer é bem rara!

Democracia Inabalada.

Comentários

Deixe a sua opinião