Anúncio Publicitário.

Em que consiste o livro Missão Haiti: 7 Lições de Liderança? Do que ele trata?

O livro aborda duas linhas centrais. A primeira é a história dos 13 anos nos quais o Brasil manteve tropa na missão de paz no Haiti. A segunda é a narrativa do comandante do batalhão, sob a ótica da liderança na condução de pessoas em situações críticas, dos conflitos, da miséria, dos relacionamentos, das crises e de diversas aventuras vividas em um período de sete meses em que estive à frente dos 850 homens e mulheres da Marinha, do Exército e da Aeronáutica que compunham o batalhão de força de paz.

O que o inspirou a escrever esse livro?

O Exército Brasileiro enviava ao Haiti, para todos os contingentes, uma equipe de psicólogos que passava cerca de uma semana com a tropa fazendo uma pesquisa de clima organizacional, onde mensuravam os fatores de estresse e o grau de satisfação com a missão. Nessa pesquisa apareceu, como grau de satisfação com o comandante, o índice de 98,16%. Ao retornar ao Brasil ao final da missão, outra pesquisa foi feita e chamou a atenção dos psicólogos que o grau de satisfação com o comandante se mantinha quase como uma unanimidade. A chefe da equipe dos psicólogos, conforme ela relata na primeira orelha do livro, se impressionou com esse índice e me pediu para escrever qual a fórmula que eu havia usado para combinar o alto desempenho da tropa com essa percepção positiva relativa à figura do comandante. Nesse momento eu vi que surgia a oportunidade de passar adiante, com um livro, os ensinamentos de liderança que havia aplicado na missão.

Qual a principal mensagem que o livro deixa para o leitor?

O livro se propõe a mostrar que a arte de liderar pessoas é algo que pode ser aprendido. Ele mostra, em suas sete lições, como se constrói um líder que alia alto desempenho dos comandados a um excelente grau de satisfação com o trabalho. Importante destacar que a liderança é um fenômeno emocional de influência de um líder sobre os liderados para alcançar determinados objetivos. Portanto, os ensinamentos do livro cabem em qualquer situação onde alguém pretenda conduzir alguém. Seja civil ou militar, seja em uma empresa, em um grupo de amigos ou até mesmo em casa, com a família. Os ensinamentos são universais. Julgo que aí está o grande valor dessa obra.

Coronel do Exército Ricardo Pereira de Araujo Bezerra. Comandante do 23º Batalhão de Força de Paz no Haiti de dezembro de 2015 a junho de 2016.
Atualmente sou o chefe de Gabinete do diretor-geral brasileiro da Itaipu binacional, general Silva e Luna.

Espaço Publicitário