banner-foz-itaipu-foz

Temas e desafios atuais no estudo das fronteiras, como segurança, relações comerciais, integração regional e direitos humanos, estão presentes no livro Fronteiras e Relações Internacionais: perspectivas a partir do Cone Sul (Editora Appris), que será lançado nesta quarta-feira (24), às 19h, em encontro virtual com professores da UNILA e UNR.

A obra é organizada pelos docentes do curso de Relações Internacionais da UNILA Micael Silva e Marcelino Lisboa, além da professora Olga Saavedra, da Universidad Nacional de Rosario (Argentina).

Bilíngue (português e espanhol), a obra traz, em 13 artigos, o trabalho de 16 pesquisadores de universidades brasileiras e argentinas.

“O grande diferencial do livro é a diversidade de perspectivas pelas quais são debatidas as fronteiras nas relações internacionais, ao abarcar não somente o Estado, mas uma grande quantidade de atores das mais diversificadas categorias. “

“As discussões presentes na obra não se assentam unicamente na lógica da linha limítrofe de cada Estado nacional, mas vão além disso, discutindo a complexidade e riqueza das fronteiras nas relações internacionais”, aponta o professor Micael Silva.

Pesquisas sobre a Tríplice Fronteira

O livro Fronteiras e Relações Internacionais traz abordagens de alguns estudos desenvolvidos pelo Grupo de Pesquisa sobre a Tríplice Fronteira, da UNILA.

Criado em 2016 e cadastrado no CNPq, o grupo promove atividades de ensino, pesquisa e extensão, com o objetivo de contribuir para um diálogo interdisciplinar, principalmente entre parâmetros e conceitos da história, geografia, ciência política e das relações internacionais.

Além disso, tem como foco a formação de recursos humanos aptos a compreender a complexidade regional nesta área de fronteira que envolve o Brasil, a Argentina e o Paraguai.

Integrantes desse grupo de pesquisa, os docentes da UNILA Micael Silva e Marcelino Lisboa também são autores de um dos capítulos do livro, que traz o tema do comércio internacional do Paraguai na fronteira com o Brasil.

“Particularmente, dentro do grupo, tenho trabalhado com análises contemporâneas da história e das relações internacionais. Tenho explorado o argumento segundo o qual a formação histórica da Tríplice Fronteira deve-se essencialmente pela integração política, física e energética entre o Brasil e o Paraguai”, explica Silva.

Também integram o Grupo de Pesquisa sobre a Tríplice Fronteira e assinam artigos no livro, os docentes do curso de Relações Internacionais da UNILA Mamadou Diallo e Heloisa Gimenez.

Na obra, eles trazem, respectivamente, uma discussão sobre “África perante os desafios de segurança no século 21: qual é o papel das fronteiras no avanço e na contenção do terrorismo?”; e sobre “Defesa nacional, segurança pública e fronteira nas relações Bolívia-Brasil”.

Cooperação entre UNILA e UNR

O livro também traz o olhar de pesquisadores argentinos da Universidad Nacional de Rosario.

“Eles contribuem para o livro com temáticas como as fronteiras marítimas como espaços em disputa, ao analisar o caso das Malvinas, e discutem a governança multinível, a partir de uma análise do Mercosul.

Além disso, abordam as fronteiras interiores, a partir dos casos da Argentina e da Bolívia, além de temas como direitos humanos e a internacionalização da educação”, aponta Micael Silva.

A publicação foi viabilizada com recursos do Programa Institucional de Apoio aos Grupos de Pesquisa da UNILA e está vinculada ao Acordo de Cooperação entre a universidade brasileira e a Universidad Nacional de Rosario.

O Acordo tem o intuito de materializar as relações estabelecidas entre as instituições, visando à internacionalização dos trabalhos de ensino, pesquisa e extensão.

Lançamento do livro Fronteiras e relações internacionais: perspectivas a partir do Cone Sul

Participantes: os organizadores Marcelino T. Lisboa e Micael A. da Silva (UNILA), e Olga M. Saavedra (UNR)
Dia: 24 de fevereiro (quarta-feira)
Horário: 19h
Endereço virtual: Google Meet (bit.ly/FronteirasRI)
*Não é necessário realizar inscrição para o evento
Onde comprar o livro: página da editora Appris (editoraappris.com.br)

Diálogos 100fronteiras

2 Comentários

Deixe a sua opinião