banner-foz-itaipu-foz

Dr. Hijazi é cirurgião geral e um dos poucos coloproctologista em Foz do Iguaçu e agora colunista na 100fronteiras.

O coloproctologista é um cirurgião especializado em tratamentos cirúrgicos e não cirúrgicos de doenças do intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus. Ele tem formação avançada em problemas do intestino, além de ter tido treinamento na especialidade da cirurgia geral. A Coloproctologia é a especialidade exercida pelo coloproctologista.

O coloproctologista trata doenças como: hemorroidas, fissuras anais, abcessos perianais, fístulas perianais, lesões pós-cirúrgicas do ânus, doenças sexualmente transmissíveis, prolapso retal, constipação, Incontinência anal, tumores benignos e malignos do intestine grosso, do intestino delgado e do reto, doença diverticular do intestino, doenças intestinais inflamatórias específicas e não específicas, tais como retocolite ulcerativa inespecífica e Doença de Crohn e doença pilonidal.

Dr. Hijazi novo colunista da 100fronteiras na edição de junho.

Dr. Hijazi nasceu em Foz mas tem descendência libanesa, atualmente, sua família mora na cidade, onde ele cresceu e teve sua formação do ensino médio. Hoje, está com 30 anos, trabalhando com o que gosta e onde planejou: em Foz do Iguaçu.

“Eu tive a oportunidade de conhecer outros lugares, mas como sou filho da cidade, eu sou completamente apaixonado por Foz”.

Enquanto fazia faculdade e tinha que ficar fora, Hijazi conta que ficava extremamente triste.

“Gosto muito de Foz, ela é uma cidade que abraça e acolhe, além de ter uma infraestrutura de cidade grande, você encontra tudo, e para chegar em qualquer lugar leva 10 ou 15min, além de ter família e amigos todos aqui.”

Sua residência de cirurgia-geral foi na cidade, escolheu fazer aqui pela qualidade da residência e também para já ir conquistando seu espaço, pois seu plano era voltar e atuar em Foz, e assim o fez. A segunda residência de Coloproctologia foi na PUC de Campinas.

Novo colunista Dr. Hijazi em frente ao Hospital Puc Campinas
Dr. Hijazi em frente ao Hospital PUC Campinas/ Foto: Perfil pessoal Instagram.

Dr. Hijazi atende no Instituto de Cirurgia e Coloproctologia junto com mais um doutor e uma psicóloga. Lá fazem exames de endoscopia, colonoscopia a gastroenterologia especializada na região do estomago, a coloproctologia (intestino, reto e ânus) e também tem uma psicóloga na clínica.

Dr. Hijazi explica que o intestino é o nosso segunda cérebro, então caso seu intestino não funcione bem, você pode ficar ansioso, irritado, dando jus à expressão “enfezada” que seria por causa do intestino. Sendo assim, ele diz necessário ter uma psicóloga em sua clinica.

Em sua página do Instagram, o Dr. aborda assuntos para quebrar o tabu em falar de ânus. Ele afirma que muitas doenças podem ser evitadas, se tratadas logo no início, mas muitas vezes, quando chegam na clínica, o problema já está avançado, pelo paciente ficar adiando a procura por ajuda, devido a inúmeros motivos.

Ele conta que em seu consultório, quando percebe o paciente constrangido, tenta brincar e criar uma conexão para deixar o paciente mais a vontade para que ele se confortável e tudo ocorra bem.

Colunista Dr. Hijazi na 100fronteiras

“Eu gosto escrever, sempre estou escrevendo bastante conteúdos educativos no meu Instagram, na faculdade sempre participei de ligas acadêmicas sempre estive envolvido, e também gosto de ler, ler coisas além da medicina, então isso sempre esteve presente da minha vida.”

O novo colunista da 100fronteiras afirma que vocês, leitores, podem esperar por muita educação médica, vários temas a respeito da coloproctologia, orientando e ajudando as pessoas sobre os riscos e benefícios na área. Além de apresentar exames e algumas prevenções não muito conhecidas.

O Dr. como pessoa física é caseiro, gosta de praticar esportes, ler livros, aprecia uma boa culinária, e prefere fazer coisas mais light no dia-a-dia, como ver a um filme ou ler algum livro.

Diálogos 100fronteiras

Deixe a sua opinião