Colégio Sesi Internacional - display portal

Na semana passada a redação da 100fronteiras recebeu a ilustre visita da equipe executiva da Cresol. Esteve presente o Presidente da Cresol Costa Oeste, Adenilson Zanelatto, o Diretor Superintendente, Alex de Souza Ferreira, o Gerente da agência da Cresol de Foz do Iguaçu, Márcio Turmina, e pelo analista de Comunicação e Relacionamento, Ricardo Oliveira. Eles puderam conhecer a nova estrutura e a equipe editorial da 100fronteiras e também contaram um pouco sobre as perspectivas de crescimento da Cresol Costa Oeste na região.

Equipe da Cresol com os diretores da 100fronteiras
Equipe da Cresol com os diretores da 100fronteiras. (Foto: 100fronteiras)

Cresol: a força do cooperativismo sem perder a essência tradicional

O Paraná é conhecido por ser o berço das cooperativas, sejam elas de agronegócio ou crédito. Foi no estado que, em 1995, nasceu o Sistema Cresol, essencialmente voltado à agricultura familiar.

Paralelamente a isso, Adenilson Zanelatto crescia no meio da lavoura de tabaco com o pai, na pacata cidade de São Miguel do Iguaçu. Mais tarde, ele optou por estudar no Colégio Agrícola em Foz do Iguaçu e, unindo o conhecimento com a experiência rural, trabalhou monitorando famílias do agronegócio familiar da região oeste que, por meio de um programa da Fundação Getulio Vargas e Governo do Estado, solicitavam o microcrédito rural. Isso aconteceu em 2006, quando Adenilson tinha 20 anos e ainda não sabia da existência da Cresol.

No entanto, a partir de 2008, ele começou a ouvir falar da Cresol, que estava chegando a São Miguel do Iguaçu por meio de um projeto de expansão. Havia uma sede da cooperativa em Cascavel, e levaram para São Miguel um ponto de atendimento com o mesmo Sistema Cresol. Em razão de seu trabalho atuante com as famílias agrícolas, Adenilson foi convidado a trabalhar voluntariamente com a implantação do sistema na cidade. Em 2010, veio o grande desafio da carreira: abrir de fato o sistema cooperativo Cresol em São Miguel. Foi quando Adenilson foi convidado e eleito a assumir a presidência, cargo que ocupa até hoje.

“A partir daquele momento, começamos a fazer um trabalho no município e região. Nos unimos com a Cresol de Missal, que nasceu um pouco antes, e com a de Medianeira, e a partir de 2016 nos transformamos em uma Cresol regional, ganhando mais forças. Hoje a Cresol Costa Oeste está difundida na região e nossa mais recente agência é em Foz do Iguaçu, que inauguramos em 2020 e hoje já conta com mais de 300 associados”, destaca.

O presidente explica que a missão da Cresol é muito clara: fornecer soluções financeiras com excelência por meio do relacionamento para gerar desenvolvimento dos cooperados, de seus empreendimentos e da comunidade.

Por isso, a cada nova agência instalada na Região Oeste, ele ressalta a importância de manter a essência.

“Nos conectamos muito bem com Foz do Iguaçu. A essência da Cresol é agricultura familiar, porque nasce nos municípios onde a agricultura é forte. Mas aqui em Foz temos uma agência urbana, onde nossos cooperados são do ramo empresarial. E com isso trazemos para o meio urbano aquele jeito do bom atendimento e do relacionamento rural, o jeito de se conectar, de estar presente, entendendo que o cooperado está próximo. Somos digitais, mas também somos tradicionais.”

Adenilson – presidente da cresol costa oeste
Adenilson Zanelatto - Presidente da Cresol
Adenilson é o presidente da Cresol Costa Oeste. (Foto: Lilian Grellmann/100fronteiras)

A sede administrativa, que antes era em São Miguel, agora está localizada em Medianeira, na Av. Brasília, 2.610, bairro Cidade Alta. E há um projeto de até 2025 expandir para a Região Noroeste do Paraná, já que, desde o mês de fevereiro, a Cresol Costa Oeste atua em Umuarama com um escritório de negócios. A perspectiva é abrir mais agências no município, assim como nas demais cidades do entorno.

Sobre a Cresol

Foi no dia 24 de junho de 1995, no interior do Paraná, na cidade de Dois Vizinhos, que nasceu a Cresol. Trata-se de um sistema cooperativo que se desafiou a ser e fazer a diferença e hoje se destaca como uma das principais cooperativas de crédito do Brasil.

O Sistema Cresol está presente em 17 estados e tem mais de 615 mil cooperados em todo o Brasil, trabalhando com foco no atendimento personalizado e fornecendo soluções financeiras para gerar desenvolvimento dos cooperados, de seus empreendimentos e de toda a comunidade.

Cresol agência de Foz
Sede da agência da Cresol em Foz do Iguaçu.

Formada em Jornalismo na UDC e pós-graduada em Relações Internacionais Contemporâneas na Unila, atualmente é jornalista da 100fronteiras e recentemente conquistou pela 100fronteiras o primeiro lugar no 1º Prêmio Faciap de Jornalismo.

Comentários

1 Comentário

Deixe a sua opinião