O 100fronteiras.com é um portal dedicado ao jornalismo local na Tríplice Fronteira. Com mais de 18 anos de experiência, promovemos conexão e informação relevante para a comunidade das regiões do Argentina, Brasil e Paraguai.
Você já ouviu falar sobre o Instituto Lixo Zero Brasil? O Instituto é nacional, e a partir dele, são formadas as delegações com os representantes de cada cidade integrada. Recebemos na redação da 100fronteiras, a representante de Foz do Iguaçu, Fátima Langbeck.
Além de representante, Fátima também é embaixadora do Lixo Zero aqui em Foz do Iguaçu, e ajudando ela nessa missão, também existem os voluntários que realizam as ações.
Fátima Langbeck na redação da 100fronteiras.
Existe todo um calendário pedagógico do Lixo Zero, que desde o início do ano está em andamento. O Dia Lixo Zero só acontece no segundo semestre do ano, e será no dia 14 de agosto (neste sábado).
Calendário Pedagógico Instituto Lixo Zero.
O Dia Lixo Zero acontecerá em mais de 180 cidades do Brasil entre estas 05 no Estado do Paraná: Colombo, Curitiba, Foz do Iguaçu, Guaratuba e Piraquara. Para mobilizar, orientar, ensinar e tirar dúvidas sobre o descarte correto dos resíduos sólidos.
Em Foz do Iguaçu, existe um diferencial: a participação dos nossos países vizinhos (Argentina e Paraguai) no evento do Dia Lixo Zero.
Devido ao período da pandemia, o Dia Lixo Zero em Foz do Iguaçu será através de um webinar, que irá possibilitar a presença (virtual) de representantes de três países: Paraguai, Brasil e Argentina.
Esse é o maior diferencial da cidade. A proposta do webinar é a visibilidade de soluções que já existem no território de gestão de resíduo, sendo a apresentação de cases.
A edição tem como parceiros a Escuela Provincial de Educación Técnica Nro. 4 (Puerto Iguazú), Obs. Educador Ambiental Moema Viezzer/UNILA (Foz do Iguaçu), Recolección y reciclado de colillas de cigarrillos (Puerto Iguazú), Bioma-LixoTec (Foz do Iguacu), Reciclandooleo/UNILA (Foz do Iguaçu), Acciones de la organización Vecinos Sustentables (Puerto Iguazú), FerpalGlass (Foz do Iguacu), JyM Ismar S.A (CdE), IMIBIO – Programa de Compostaje Comunitario (Puerto Iguazú) e Secretaria de Meio Ambiente de Foz do Iguaçu.
A webinar começará às 18h, e contará com a apresentação de vários outros cases além dos apresentados acima. Clique aquipara acompanhar o evento.
“A ideia é dar espaço de fala ao que temos no momento, como apresentar possíveis soluções.”
Representante de Foz do Iguaçu, Fátima Langbeck.
O Instituto Lixo Zero Brasil não é um grupo de ativista, a principal função é inspirar as pessoas, “o lixo inspira”, o problema já existe, o objetivo é ir atrás da solução.
Também terão Eco Pontos espalhados pela cidade, para coletar resíduos recicláveis, também haverá educação ambiental na prática, coleta de resíduos especiais, reciclagem de resíduos de cigarro, mutirão de limpeza.
“É preciso ser responsável na destinação do vidro, pois já que gerou é preciso saber onde levar para não chegar no Aterro Sanitário”.
Representante de Foz do Iguaçu, Fátima Langbeck.
Com o tema “Pensar globalmente, agir localmente”, o Dia Lixo Zero quer destacar a importância de dialogar sobre a possibilidade de novas práticas locais mais sustentáveis. O evento faz parte de ações desenvolvidas pelo Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB) que almejam a integração dos diferentes segmentos populacionais na sua heterogeneidade, tendo em vista a necessidade de construir de forma coletiva práticas diversificadas que gerem inclusão e oportunidades para toda a sociedade.
Em paralelo, acontecerá o lançamento do evento Semana Lixo Zero – que ocorre em Outubro -, que no ano de 2019 foi inserido no calendário oficial de eventos do Estado do Paraná.
As ações sustentáveis acontecem em cooperação triangular com parceiros do território trinacinal apoiado pelo BasuraCero – LATAM.
O que é o movimento Lixo Zero?
O Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB) é uma organização civil e sem fins lucrativos que faz parte do Zero Waste International Alliance. Fundado em 2010, tem como objetivo disseminar o conceito de lixo zero e articular programas de conscientização, destacando a importância da certificação, reestruturação e controle sobre o lixo que produzimos.
O conceito de “Lixo Zero” é debatido mundialmente desde os anos 70. O foco principal do tema é propor uma reflexão e busca de alternativas para reduzir ao máximo a cadeia conhecida como economia linear, onde a última etapa do processo de consumo de um produto é o descarte.