Colégio Sesi Internacional - display portal

World News Day

 
Esta história, publicada pela primeira vez por Legit, foi compartilhada como parte do Dia Mundial das Notícias de 2021, uma campanha global para destacar o papel crítico do jornalismo baseado em fatos no fornecimento de notícias e informações confiáveis ​​a serviço da humanidade. #JournalismMatters.

“Como parar o aquecimento global?” é uma das questões essenciais levantadas nas cúpulas e reuniões internacionais dedicadas à proteção ambiental. Este processo requer esforços imediatos combinados de todos os países ao redor do mundo. Eles já sentiram a influência prejudicial da mudança climática: secas, inundações, furacões e tornados – esses fenômenos naturais ocorrem com mais frequência nessas áreas, dificilmente se espera que aconteça!

Prevenção do aquecimento global

O aquecimento global é um processo em que se pode observar uma ampliação gradual da temperatura média anual da atmosfera e da área de superfície da Terra, bem como do Oceano Mundial. Isso acontece por vários motivos relacionados com a concentração de gases de aquecimento na atmosfera, atividade vulcânica ou solar, etc.

This story also appeared in Legit


Com bastante frequência, a combinação de palavras “efeito estufa” é usada como sinônimo de “aquecimento global”. É preciso mencionar que há uma ligeira diferença entre essas duas noções. O efeito estufa é o fenômeno, que denota aquecimento na superfície da Terra, baixa atmosfera e no Oceano Mundial por causa de uma grande concentração de gases de efeito estufa (metano, dióxido de carbono, vapor d’água, etc.).

Durante o dia, a luz solar penetra na atmosfera. Seu calor aquece a superfície. À noite, o planeta esfria, liberando o calor, que mais tarde se acumula nos níveis superiores da atmosfera. Esta evaporação desempenha o papel de uma estufa de vidro. Os gases aumentam livremente as temperaturas e causam o derretimento do gelo ártico e o aumento do nível do mar.

Que ações podem prevenir o aquecimento global?

  1. Seja inteligente – dirija menos. Pode-se usar meios alternativos de transporte, como bicicletas. Se você ainda não consegue imaginar sua vida sem carro, tente diminuir o volume de CO2 gerado pelo seu veículo: segure os pneus de um veículo bem bombeados. Esta ação pode melhorar o consumo de combustível em mais de 3 por cento. Além disso, o mundo da indústria automobilística aumentou enormemente sua eficiência nos últimos anos. Os compradores também podem experimentar carros elétricos e híbridos.
  2. Economize e guarde. O ciclo de consumo é uma das formas de ampliar as mudanças climáticas globais: grandes fábricas produzem roupas novas a cada dia devido ao alto nível de demanda do mercado. Quando alguém começa a usar roupas usadas, ele ajuda a reduzir o número de recursos necessários para a produção e também para a reciclagem de roupas inúteis. Quanto menos você compra, mais você faz pelo meio ambiente.
  3. Reutilizar, reduzir e reciclar. Todos os dias, milhões de mercadorias são vendidas. Cada um deles tem um pacote. Para ajudar nosso planeta a “respirar” com mais liberdade, deve-se começar a comprar produtos com embalagens mínimas. Atualmente, as pessoas aprendem a reutilizar garrafas plásticas como recipientes para o cultivo de plantas. Pequenos pedaços de tecido podem se transformar em um lindo cobertor para fãs de patchwork, etc. Plástico, papel e ferro pertencem a uma categoria de materiais recicláveis. Organizações especiais fornecem ajuda para motivar as pessoas a coletá-los e reciclá-los.
  4. Casa inteligente e menos calor. Certifique-se de que sua casa seja isolada com materiais especiais, que ajudam a economizar calor dentro de casa e gastam menos eletricidade.
  5. Economize energia! Lâmpadas antigas precisam de muita energia para funcionar corretamente. As tecnologias da nova era permitem que as pessoas obtenham os mesmos resultados com menos danos: use lâmpadas fluorescentes (CFL) para economizar seu tempo e dinheiro.
  6. Menor consumo de eletricidade. Se você não pode mudar o ambiente em 1 segundo, você pode dar pequenos passos no caminho para um futuro perfeito. Apague a luz, saindo da sala, do apartamento ou de uma casa. Desligue todas as técnicas se não as estiver usando no momento. Consumir aquele “suficiente”, que é necessário.
  7. Os pulmões verdes da terra. Use a possibilidade de plantar uma ou duas árvores. Essas plantas produzem oxigênio e consomem dióxido de carbono. Se as pessoas plantarem mais árvores, o ambiente mais limpo possuirá.
  8. Pensar “verde” ou Facebook, Twitter e Redes Sociais também ajudam! Milhões de pessoas usam seus gadgets e não têm ideia de que essas tecnologias podem ser úteis às mudanças climáticas: pode-se compartilhar informações sobre as formas de reaproveitar algumas embalagens, roupas velhas e coisas inúteis de uma nova maneira; pode-se organizar competições e limpar a área vizinha. Torne-se um exemplo de pessoa que mostra que “ser verde” é normal. Ajuda a tornar a Terra mais saudável.
  9. Energia alternativa. Recursos alternativos são um meio ideal que pertence a recursos inesgotáveis. Além disso, painéis solares ou estações eólicas produzem eletricidade sem emissão de CO2.
  10. Economize água. Demora muito tempo e recursos para renovar a qualidade da água. Tente tornar o banho mais curto e eficiente (use chuveiros especiais, que utilizam 50% de água e 50% de ar).
  11. Apoie os fabricantes locais de alimentos. As pessoas não podem viver sem comida. Mas você já pensou na quantidade de esforços e recursos aplicados para produzir, embalar e entregar um produto na prateleira de um supermercado e de uma loja? Os veículos grandes percorrem distâncias enormes, consomem bastante gasolina e produzem CO2. A cada dia, milhões de carros repetem a ação. Se alguém apoiar seu fabricante local, ele diminui a demanda no mercado e economiza recursos.
  12. Repense seu transporte. Os aviões são considerados a principal fonte de poluição do ar. Se você pode dirigir de trem ou de ônibus, faça isso e salve a natureza.
world news day

Comentários

Deixe a sua opinião