World News Day
Esta história, publicada pela primeira vez por Legit, foi compartilhada como parte do Dia Mundial das Notícias de 2021, uma campanha global para destacar o papel crítico do jornalismo baseado em fatos no fornecimento de notícias e informações confiáveis a serviço da humanidade. #JournalismMatters.
“Como parar o aquecimento global?” é uma das questões essenciais levantadas nas cúpulas e reuniões internacionais dedicadas à proteção ambiental. Este processo requer esforços imediatos combinados de todos os países ao redor do mundo. Eles já sentiram a influência prejudicial da mudança climática: secas, inundações, furacões e tornados – esses fenômenos naturais ocorrem com mais frequência nessas áreas, dificilmente se espera que aconteça!
Prevenção do aquecimento global
O aquecimento global é um processo em que se pode observar uma ampliação gradual da temperatura média anual da atmosfera e da área de superfície da Terra, bem como do Oceano Mundial. Isso acontece por vários motivos relacionados com a concentração de gases de aquecimento na atmosfera, atividade vulcânica ou solar, etc.

Com bastante frequência, a combinação de palavras “efeito estufa” é usada como sinônimo de “aquecimento global”. É preciso mencionar que há uma ligeira diferença entre essas duas noções. O efeito estufa é o fenômeno, que denota aquecimento na superfície da Terra, baixa atmosfera e no Oceano Mundial por causa de uma grande concentração de gases de efeito estufa (metano, dióxido de carbono, vapor d’água, etc.).
Durante o dia, a luz solar penetra na atmosfera. Seu calor aquece a superfície. À noite, o planeta esfria, liberando o calor, que mais tarde se acumula nos níveis superiores da atmosfera. Esta evaporação desempenha o papel de uma estufa de vidro. Os gases aumentam livremente as temperaturas e causam o derretimento do gelo ártico e o aumento do nível do mar.
Que ações podem prevenir o aquecimento global?
- Seja inteligente – dirija menos. Pode-se usar meios alternativos de transporte, como bicicletas. Se você ainda não consegue imaginar sua vida sem carro, tente diminuir o volume de CO2 gerado pelo seu veículo: segure os pneus de um veículo bem bombeados. Esta ação pode melhorar o consumo de combustível em mais de 3 por cento. Além disso, o mundo da indústria automobilística aumentou enormemente sua eficiência nos últimos anos. Os compradores também podem experimentar carros elétricos e híbridos.
- Economize e guarde. O ciclo de consumo é uma das formas de ampliar as mudanças climáticas globais: grandes fábricas produzem roupas novas a cada dia devido ao alto nível de demanda do mercado. Quando alguém começa a usar roupas usadas, ele ajuda a reduzir o número de recursos necessários para a produção e também para a reciclagem de roupas inúteis. Quanto menos você compra, mais você faz pelo meio ambiente.
- Reutilizar, reduzir e reciclar. Todos os dias, milhões de mercadorias são vendidas. Cada um deles tem um pacote. Para ajudar nosso planeta a “respirar” com mais liberdade, deve-se começar a comprar produtos com embalagens mínimas. Atualmente, as pessoas aprendem a reutilizar garrafas plásticas como recipientes para o cultivo de plantas. Pequenos pedaços de tecido podem se transformar em um lindo cobertor para fãs de patchwork, etc. Plástico, papel e ferro pertencem a uma categoria de materiais recicláveis. Organizações especiais fornecem ajuda para motivar as pessoas a coletá-los e reciclá-los.
- Casa inteligente e menos calor. Certifique-se de que sua casa seja isolada com materiais especiais, que ajudam a economizar calor dentro de casa e gastam menos eletricidade.
- Economize energia! Lâmpadas antigas precisam de muita energia para funcionar corretamente. As tecnologias da nova era permitem que as pessoas obtenham os mesmos resultados com menos danos: use lâmpadas fluorescentes (CFL) para economizar seu tempo e dinheiro.
- Menor consumo de eletricidade. Se você não pode mudar o ambiente em 1 segundo, você pode dar pequenos passos no caminho para um futuro perfeito. Apague a luz, saindo da sala, do apartamento ou de uma casa. Desligue todas as técnicas se não as estiver usando no momento. Consumir aquele “suficiente”, que é necessário.
- Os pulmões verdes da terra. Use a possibilidade de plantar uma ou duas árvores. Essas plantas produzem oxigênio e consomem dióxido de carbono. Se as pessoas plantarem mais árvores, o ambiente mais limpo possuirá.
- Pensar “verde” ou Facebook, Twitter e Redes Sociais também ajudam! Milhões de pessoas usam seus gadgets e não têm ideia de que essas tecnologias podem ser úteis às mudanças climáticas: pode-se compartilhar informações sobre as formas de reaproveitar algumas embalagens, roupas velhas e coisas inúteis de uma nova maneira; pode-se organizar competições e limpar a área vizinha. Torne-se um exemplo de pessoa que mostra que “ser verde” é normal. Ajuda a tornar a Terra mais saudável.
- Energia alternativa. Recursos alternativos são um meio ideal que pertence a recursos inesgotáveis. Além disso, painéis solares ou estações eólicas produzem eletricidade sem emissão de CO2.
- Economize água. Demora muito tempo e recursos para renovar a qualidade da água. Tente tornar o banho mais curto e eficiente (use chuveiros especiais, que utilizam 50% de água e 50% de ar).
- Apoie os fabricantes locais de alimentos. As pessoas não podem viver sem comida. Mas você já pensou na quantidade de esforços e recursos aplicados para produzir, embalar e entregar um produto na prateleira de um supermercado e de uma loja? Os veículos grandes percorrem distâncias enormes, consomem bastante gasolina e produzem CO2. A cada dia, milhões de carros repetem a ação. Se alguém apoiar seu fabricante local, ele diminui a demanda no mercado e economiza recursos.
- Repense seu transporte. Os aviões são considerados a principal fonte de poluição do ar. Se você pode dirigir de trem ou de ônibus, faça isso e salve a natureza.
