Papagaios na fronteira! Itaipu Binacional (margem paraguaia) está participando da Semana dos Papagaios e da Primeira Contagem Anual de Papagaios do Paraguai, observadores de pássaros estão fazendo a avistagem e contagem de papagaios e araras nas áreas protegidas da ItaipuBinacional. 

Os trabalhos acontecem nas reservas naturais de Itabo, Carapã e Tatí Yupí. A iniciativa é organizada pelo Clube de Observadores da Natureza (CON) do Paraguai em associação com a One Earth Conservation.

O objetivo é conscientizar e conhecer mais sobre esse grupo de aves (psitacídeos) que é um dos mais ameaçados no mundo, devido à perda de seu habitat e à caça furtiva de ninhos para captura de transformá-los em animais de estimação.

Para uma observação ideal, a contagem das aves começa meia hora antes do nascer do sol e termina 30 minutos após o pôr do sol. Em geral, nestas horas é possível ver os papagaios de forma mais ativa e com maior movimento, tendo em conta que, logo pela manhã, levantam voo em busca de alimento; e à tarde, os espécimes retornam aos seus locais de descanso.

Observador de pássaros na Itaipu Binacional PY
Foto: Itaipu Binacional PY.

Comentários

Deixe a sua opinião