O 100fronteiras.com é um portal dedicado ao jornalismo local na Tríplice Fronteira. Com mais de 18 anos de experiência, promovemos conexão e informação relevante para a comunidade das regiões do Argentina, Brasil e Paraguai.
Esta história, publicada pela primeira vez por The Global Times, foi compartilhada como parte do Dia Mundial das Notícias de 2021, uma campanha global para destacar o papel crítico do jornalismo baseado em fatos no fornecimento de notícias e informações confiáveis a serviço da humanidade. #JournalismMatters.
Não há nenhum planeta B. E ainda assim muitos de nós não estão no caminho que pode nos ajudar a salvar o planeta que temos. Dhruvi Gupta, um aluno da Classe IX na Amity International School Vasundhara 6, é um dos poucos escolhidos que escolheu trilhar o caminho menos percorrido. Com sua inovação ‘Easy Brush’, ela não só reformulou a tarefa cotidiana de escovar os dentes, mas também minimizou o desperdício que vem com o uso de escovas de dente de plástico. Dhruvi fala sobre como se deu a ideia de unir higiene bucal e preocupação com o meio ambiente, os desafios e o que ela espera ver para ela e para o planeta.
O que o inspirou a criar uma escova de dentes reciclável?
Eu estava viajando de trem quando notei alguns vendedores vendendo escovas de dente de plástico. Enquanto várias pessoas compravam a escova de dentes, ponderei sobre a quantidade de resíduos de plástico que esse item único e de aparência frágil criaria. Um pouco mais tarde, na mesma viagem em que usei sabonete de papel para lavar as mãos, pensei que se pudéssemos ter um meio ecológico para uma atividade diária como lavar as mãos, por que não usar o mesmo para escovar os dentes.
Você poderia nos contar como essa escova de dentes funciona?
A escova de dentes possui um mecanismo muito simples: uma tira de papel que pode ser enrolada no dedo por meio de um sistema de bloqueio. Basta mergulhar esta escova de dentes na água e escovar os dentes. Depois de usado, pode ser facilmente descartado.
Por que você escolheu uma escova de dente em vez de outros produtos?
600 milhões de kg – essa é a quantidade de lixo plástico criada todos os anos simplesmente devido ao descarte de escovas de dente de plástico. Este plástico pode levar quase 700 anos para se decompor, pois não é biodegradável. Como quase todo mundo usa escovas de dente diariamente, pensei em criar uma versão biodegradável para reduzir o desperdício.
Essas escovas de dente são de uso único? Em caso afirmativo, como o desperdício pode ser reduzido?
Sim, essas escovas de dente são descartáveis, mas a diferença é que são biodegradáveis e se decompõem após uma ou duas semanas. Essas escovas de dente também são solúveis em água, o que facilita o descarte. Testei diversos tipos de papel para garantir durabilidade e biodegradabilidade e reduzir a geração de resíduos.
Você pode nos explicar os detalhes de como essa invenção pode salvar o planeta?
Esta escova de dentes é biodegradável; os componentes da pasta no papel são à base de plantas e os materiais usados para fazer o pincel são à base de plantas. A fabricação também seria feita de maneira ecologicamente correta. Todos esses fatores garantem que este produto limite a geração de resíduos, contribuindo assim para salvar o planeta.
Você enfrentou algum desafio enquanto trabalhava na escova de dentes?
Enfrentei muitos desafios durante este processo. Criar um produto voltado para as massas significa avaliá-lo com base em vários critérios, como facilidade de uso, acessibilidade, custo e assim por diante. No começo, eu não tinha certeza de como fazer isso. Mas então, com a ajuda da minha escola e professores, continuei superando cada desafio.
Criei uma pesquisa que me ajudaria a entender as necessidades e expectativas do meu público-alvo. Garantir que esta pesquisa seja preenchida por um número significativo em si foi uma tarefa. Os resultados da pesquisa me ajudaram a trabalhar o problema de dispensar o produto de uma forma que o tornasse acessível e mais ecologicamente correto.
Em seguida, houve o desafio de garantir que as pessoas entendessem o conceito de uma escova de dentes não convencional como esta e que fosse tão eficaz quanto. Eu também queria que a escova atingisse todos os setores da sociedade, o que significava que eu tinha que estar ciente dos custos. Por último, também tive que experimentar diferentes receitas para me certificar de que o sabor da pasta era apropriado para os usuários.
À luz da atual pandemia, devemos estar atentos à disseminação de infecções. Uma vez que a escova de dentes se prende ao seu dedo, você acha que isso seria considerado anti-higiênico? Quais precauções foram incluídas em seu projeto para o mesmo, se houver?
Este produto foi feito em condições estéreis. Após a produção, os níveis de pH da escova foram verificados e testes bacterianos também foram realizados. Como esse produto é relacionado à saúde, cuidei que o aspecto higiênico fosse cuidado. Na Índia, as pessoas usavam daatun (galhos de árvores) que eram segurados com os dedos. Este método provou ser eficaz e, se as pessoas lavarem as mãos antes de usar, não haverá problema.
Vindo de sua resposta anterior, tradicionalmente na Índia usamos ‘daatun’ / ou dedo mergulhado em pó de dente para limpar. Então, como este produto é diferente e melhor do que isso?
Os daatuns não são mais usados porque são de madeira e, como resultado, desgastam as gengivas e a pele do rosto. Pequenas perfurações na minha escova de dentes garantem que seus dentes sejam limpos sem danos. Além disso, produtos à base de plantas que não estavam presentes nos daatuns são usados na pasta para garantir que os dentes se tornem mais fortes.
Os consumidores costumam buscar conveniência, ignorando a biodegradabilidade. Como você convenceria as pessoas a usarem essa alternativa ecológica?
O ‘Easy Brush’ é fácil de usar, conveniente e portátil, fatores que um consumidor procura em um produto. Vou garantir que este produto seja tão acessível e econômico quanto uma escova de dentes comum. O componente à base de plantas também atrairá consumidores interessados em formas naturais de melhorar a higiene bucal.
Você tem planos de expandir essa ideia para outros produtos, a fim de reduzir o uso de plástico?
No momento, estou me concentrando em criar um método de dispensação do pincel para que ele alcance todos os setores da sociedade. Quero enviar este produto para agências espaciais e militares para teste, pois isso é algo que seria útil para eles. Também solicitei uma patente deste projeto. No futuro, eu estaria trabalhando em outras alternativas ecológicas também.
Você acha que os adolescentes de hoje estão se tornando mais conscientes de como salvar o meio ambiente? Sendo ‘apenas adolescentes’, eles podem ser tão eficazes quanto os adultos?
Acredito que independente da sua idade, se você se dedicar a algo, com certeza poderá conquistá-lo. Dito isso, problemas como aquecimento global e mudança climática são mais prevalentes do que nunca hoje. Nossas gerações anteriores viveram em um mundo onde isso não era tão relevante. Os adolescentes, por outro lado, estão enfrentando esses problemas e as repercussões que se seguem em primeira mão. Assim, eles percebem totalmente o impacto que esses problemas podem ter em seu futuro. Como resultado, sinto que a dedicação dos adolescentes para resolver esses problemas tende a ser maior.
Quais são suas esperanças e medos em relação ao nosso meio ambiente?
Nos últimos anos, nosso meio ambiente se degradou gravemente. Recursos renováveis como ar e água, dos quais pensávamos ter um suprimento infinito, estão diminuindo rapidamente. Visto que os adolescentes, e outros também, estão se tornando mais conscientes da situação, isso me deixa esperançoso para o nosso planeta. Uma sociedade autossuficiente está se criando aos poucos e muitos programas estão sendo lançados em favor do clima. Cada cidadão precisa estar ciente de sua responsabilidade com o nosso planeta para salvá-lo verdadeiramente.
Quem é sua inspiração?
Minha professora mentora e minha mãe têm sido meus modelos ao longo desta jornada porque me ajudaram imensamente e eu aprendi muito com elas. Dr. Vikram Sarabhai, um físico indiano renomado, me inspira a superar minhas lutas e atingir meus objetivos. Também admiro Greta Thunberg, porque ela motivou a mim e a milhões de outros adolescentes a agir em prol de nosso clima. Acredito que, se todos tiverem um bom modelo, podemos realmente fazer a diferença neste mundo.