O 100fronteiras.com é um portal dedicado ao jornalismo local na Tríplice Fronteira. Com mais de 18 anos de experiência, promovemos conexão e informação relevante para a comunidade das regiões do Argentina, Brasil e Paraguai.
Foz do Iguaçu é uma cidade multicultural, acolhendo várias etnias, culturas, gastronômia e estilos musicais, isso faz com que a cidade seja única e por isso milhares de turistas se encantam com a Terra das Cataratas.
Inserido nesse contexto de multiculturalidade musical está o jazz. Apesar de suas raízes norte-americanas, Foz do Iguaçu escolheu o estilo diferenciado para embalar seus melhores restaurantes.
“O jazz é um gênero musical que não basta ser ouvido, tem que ser visto e sentido.”
Você sabe como nasceu o Jazz?
O jazz surgiu nos Estados Unidos, no final do século 19, como uma manifestação musical dos escravos afro-americanos que, ao serem levados aos EUA pela colônia inglesa, desenvolveram uma síntese cultural com as tradições locais de música.
O estilo utiliza-se de vários instrumentos musicais como percussão, saxofone, trombone, instrumentos de sopro e piano, proporcionando uma grande variedade rítmica, melódica e harmônica. Entre os principais nomes da criação do jazz, destaca-se Buddy Bolden, que criou o arquétipo essencial desse estilo musical, chamado de herói romântico frustrado.
No entanto suas músicas nunca foram gravadas, pois Bolden sofreu um colapso mental em 1907. Apesar disso, suas performances inspiraram jovens que um dia entrariam no mundo da música e se tornariam lendas da história do jazz, como Miles Davis, que em 1958 lançou o Kind of Blue, ficando reconhecido como um dos álbuns mais importantes da história da música.
O jazz em Foz do Iguaçu
Em Foz do Iguaçu, o Bourbon Cataratas do Iguaçu Eco Resort é referência quando se trata de jazz. O responsável por inserir o projeto musical no Resort foi Dr. Alceu Vezozzo, idealizador da Rede Bourbon, a noite do Jazz tem o objetivo de disseminar a música para os hóspedes e visitantes.
Os artistas que encantam os visitantes da noite de Jazz no Bourbon é o Grupo Four Jazz, que trouxe e fortaleceu na cidade esse estilo de música tão envolvente.
O Grupo For Jazz é composto por Sergio Copetti atuando com o baixo, Renato Costa na guitarra, Amauri Copetti na bateria e o Júlio Cezar no sax e clarinete.
Renato Flavio Costa Lindozo é um dos fundadores do quarteto que tem como palco principal o Bourbon Cataratas. Tom Jobim, Charlie Parker, Jaco Pastorius, Miles Davis, Herbie Hancock, George Benson e Hermeto Pascoal são alguns dos artistas referências para o Grupo.
Sergio Copetti comanda o baixo, ele é professor de música, canta e também domina outros instrumentos. Júlio Cezar é o responsável pelo saxofone e clarinete, o artista é apaixonado por música e atua em Foz do Iguaçu. Na bateria está Amauri Copetti artista engajado na cultura e jazz na cidade.
O Bourbon Jazz Night é realizado toda sexta-feira, a partir das 19h no M’Boicy Lobby Bar, o ambiente onde os artistas tocam é próximo a piscina, então os visitantes podem aproveitar o ritmo tanto no Lobby quanto na piscina.
A noite do Jazz é aberto ao público, a entrada para aproveitar o Jazz é gratuita. Então você pode entrar, curtir uma boa música e pedir um drink no bar. Não é necessário fazer reserva.
IntellTech 100fronteiras Jazz Night
No dia 11 de novembro (sexta-feira) o Grupo 100fronteiras tem a missão de reunir a sociedade trinacional para mais um grande evento, o primeiro de Jazz na Tríplice Fronteira – o IntellTech 100fronteiras Jazz Night – um evento que promete proporcionar uma experiência gastronômica, musical e cultural, trazendo o melhor do jazz para a fronteira.
O local escolhido para realizar o evento é o Bourbon Cataratas Thermas Eco Resort, que respira o Jazz e para esse evento o Espaço da Mata é o lugar ideal, pois traz leveza e imersão em meio à natureza para os convidados.