Museu em Ação muda de endereço para comemorar os 35 anos do Refúgio Biológico

Edição especial do evento, gratuito e aberto para o público, será no dia 15 de junho (sábado). Haverá oficinas e brincadeiras típicas das festas juninas.

O Ecomuseu de Itaipu, em parceria com o Refúgio Biológico Bela Vista (RBV), preparou uma edição especial do projeto Museu em Ação para o dia 15 de junho. Desta vez, a programação – com atividades para crianças e adultos – abrirá as portas do RBV, e não as do Ecomuseu. A mudança foi feita para celebrar o aniversário do Refúgio, que completa 35 anos no fim deste mês. A ação, gratuita e aberta para toda a comunidade, será das 13h30 às 17h30.

O evento oferecerá oficinas (como as de pipa, pintura e cama de gato), brincadeiras típicas das festas juninas e apresentações de uma quadrilha de pernas-de-pau e de alunos que integram o Projeto Viola Lindeira. O roteiro ainda inclui uma visita especial ao recinto das onças.

Para participar, não é necessária a inscrição. A entrada de menores será autorizada somente com o acompanhamento dos pais e/ou responsáveis. Mais informações pelo telefone (45) 3520-5819 com Tamiris Amancio, da Divisão de Educação Ambiental de Itaipu.

Sobre o evento

O Museu em Ação nasceu com a ideia de ocupar os espaços do Ecomuseu da Itaipu com música, oficinas de arte e educação, exposições, feira orgânica de alimentos, atividades circenses, contação de histórias, entre outras atividades. Com acesso gratuito para todo o público, o Museu em Ação é realizado com o apoio do Parque Tecnológico Itaipu (PTI) a fim de promover a diversidade e o acesso à cultura, aproximando a comunidade do museu.

Programação especial

Em virtude do aniversário do Refúgio Biológico Bela Vista (RBV), celebrado no dia 27 de junho, uma programação especial foi planejada para comemorar os 35 anos do espaço.

Na última quinta-feira (30), o RBV recebeu um grupo de idosos da Vila C para a oficina “Memórias, receitas e costumes com o uso de plantas medicinais”. Na sexta-feira (31), foi a vez das crianças do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Dom Olívio Fazza participarem de uma oficina no local. A ocasião permitiu que os pequeninos se familiarizassem com as profissões e espécies de plantas e animais existentes no Refúgio, para melhor representarem o RBV no desfile de aniversário de Foz do Iguaçu, na próxima segunda-feira (10).

O cronograma de atividades inclui ainda um concurso de desenhos com o tema “Refúgio 35 anos”, com o grupo Amigos do Refúgio, que formará uma exposição. Os vencedores serão divulgados no dia 28 de junho. Eles serão premiados com um passeio no Kattamaram. No dia 27, data oficial do aniversário, será realizada a festa junina com os empregados(as) e terceirizados(as) do RBV.

Serviço:
Museu em Ação no Refúgio Biológico – Edição especial 35 anos
Data: 15 de junho (sábado)
Horário: 13h30 às 17h30
Local: Refúgio Biológico Bela Vista – Rua K, 62, Vila C, Foz do Iguaçu
Classificação: livre
Entrada gratuita (menores devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis legais)

Foto: Alexandre Marchetti

Newsletter

Ama a tríplice fronteira tanto quanto nós? Assine a newsletter 100fronteiras e receba conteúdo exclusivo. Seu apoio aprimora nosso trabalho para que possamos ajudar a aprofundar sua conexão com Ciudad del Este, Foz do Iguaçu e Puerto Iguazú enquanto investimos no futuro do jornalismo local.

Participe da comunidade 100fronteiras

Apoiando o jornalismo local, você valoriza a sua cidade, seu estado e a integração dos três países. Nossa equipe está diariamente trazendo notícias da fronteira, apresentando novos lugares, histórias. Assinando você receberá conteúdos e promoções exclusivas.

Entre em nosso grupo do Whatsapp. Apoie a mídia local!

Nos encontramos lá, até mais!



Deixe a sua opinião