Search

Mineromix Concreto garante agilidade e qualidade em cada obra

Fotos: Christopher A. Monteiro e Marcos Labanca

Trabalhar com obras da construção civil exige rapidez, eficiência e o principal: qualidade dos produtos. Por isso, desde 2015, a Mineromix Concreto presta serviços de concretagem para todos os tipos de obras na região.

De acordo com o diretor da Mineromix Concreto, Jonathan Andreis Barbiero, a empresa nasceu de uma necessidade pessoal de ter na região serviço de concretagem de qualidade, na dosagem e na medida certas. Para isso, dispõe de duas unidades – uma em Santa Terezinha de Itaipu e outra em Medianeira. A matriz, em Santa Terezinha, oferece um amplo espaço (12.000 m2) – maior da região em serviço de concretagem –, onde conta com três silos que armazenam o cimento. A produção do concreto é feita por meio de uma central automatizada, com software de última geração. Todo processo é acompanhado pelo engenheiro responsável e gerente da Mineromix Concreto, Ivandro Savaris.

Eu tive a oportunidade de conhecer a unidade em Santa Terezinha de Itaipu. O local abriga, além da central, baias nas quais são estocadas as matérias-primas e ampla estrutura de apoio (barracões, oficina, almoxarifado e laboratório). A empresa tem oito caminhões betoneiras e três caminhões-bomba que servem para fazer a distribuição do concreto nas obras.

Ivandro, que me acompanhou na visita, explica como funciona o processo de preparação do concreto. Segundo ele, inicialmente são feitos ensaios com os materiais – areia, cimento, brita, água e aditivos – em laboratório para testar a qualidade e dosagem dos produtos. Após isso, uma pá carregadeira leva a areia e a brita até uma esteira que encaminha esses produtos para uma caixa anexada à central dosadora. Por meio de motores e correias, a areia e a brita chegam até uma balança que dosa a quantidade de cada produto incluindo a água, o cimento e os aditivos. Depois disso, os materiais são lançados até o caminhão betoneira, que faz a mistura e o transporte até a obra.

Cada caminhão tem capacidade para transportar até oito metros cúbicos de concreto, e o tempo de carregamento é de pouco mais de dez minutos. Por dia, a Mineromix produz cerca de cem metros cúbicos de concreto. Somando as duas sedes da empresa, a produção mensal é de cerca de 2.500 metros cúbicos.

Todo esse processo é monitorado pelo painel de comando da central. Por meio do software, controla-se a quantidade dos materiais na preparação do concreto, garantindo a precisão e a qualidade do produto. Depois do carregamento na betoneira, é emitido um relatório e a nota fiscal do produto, que deve ser entregue em um prazo de até três horas e meia, para garantir a vida útil do concreto.

Mineromix Concreto e o  controle de qualidade

Além de todo esse processo, a Mineromix Concreto também faz o controle de qualidade da resistência do concreto, garantindo que o cliente receba o que comprou. De acordo com Ivandro, a “quantidade é medida por meio do sistema, que pesa os materiais corretamente, e para controlar a resistência seguimos a norma brasileira de controle de produção onde são feitas amostragens a cada 25 metros cúbicos para testar a resistência desse concreto. Para isso, em cada obra, separamos em formas uma quantidade de concreto, que após dois dias retiramos da forma e colocamos na água para fazer a cura. Depois de 28 dias, verificamos a resistência por meio de um processo de ruptura feita no laboratório”.

Além disso, tudo é identificado e separado por obra. “Nosso maior compromisso é com os nossos clientes, por isso buscamos oferecer um trabalho de extrema agilidade e precisão, garantindo um produto de qualidade”, destaca.

Sede administrativa da Mineromix Concreto

Rua Padre Bernardo Plate, 700 – Jardim Polo Centro – Foz do Iguaçu

Fone:  (45) 3578-4101

Participe da Comunidade 100fronteiras

Os membros nos ajudam a fazer as coisas que amamos, como conectá-lo a comunidade trinacional e mantê-lo atualizado. Junte-se a 100fronteiras para apoiar o nosso trabalho.



Deixe um comentário e participe da Comunidade 100fronteiras