O 100fronteiras.com é um portal dedicado ao jornalismo local na Tríplice Fronteira. Com mais de 18 anos de experiência, promovemos conexão e informação relevante para a comunidade das regiões do Argentina, Brasil e Paraguai.
O mercado da construção civil vive uma crescente em Foz do Iguaçu. Atualmente, segundo dados da Secretaria de Planejamento do município, de 2021 até agora 20 loteamentos foram aprovados, destes 12 já estão averbados e encontram-se em fase de aprovação pelo loteador.
2021 (8 aprovações, dos quais 6 averbados);
2022 (7 aprovados, dos quais 6 averbados);
2023 (5 aprovados, dos quais 1 averbado).
E esse expressivo número é visto por quem transita pela cidade, na qual a região norte e a região leste são atualmente as que mais estão se desenvolvendo com terrenos a preços valorizados e formas de pagamento acessíveis, aquecendo a economia deste setor.
Para se ter uma ideia de como o mercado imobiliário em Foz vive uma crescente, atualmente, de acordo com dados da Fundação Instituto de Pesquisa (Fipe), Foz está entre as 100 melhores cidades para fazer investimentos em imóveis no Brasil, com o valor do metro quadrado oscilando entre R$ 3 mil, para um apartamento localizado em um prédio mais antigo, até aproximadamente R$ 6 mil em um apartamento novo.
Já quando o assunto é a venda de terrenos, a cidade conta com importantes áreas abertas. O destaque é para a região norte onde há um novo loteamento sendo construído próximo às universidades Unila e Unioeste. Neste local, na esquina da rodovia Tancredo Neves com a Av. Tarquínio Joslin dos Santos será construído um mercado do Grupo Muffato, o que ajuda na valorização do metro quadrado.
Loteamento Vila Mariana. (Foto: Iareski)
“O loteamento Vila Mariana está situado em uma região privilegiada, próximo a diversas faculdades, Itaipu e em rodovia de fácil acesso, por isso da valorização do mesmo”, destaca o loteador Claudio Rorato.
Além disso, na região do Porto Belo, também área norte da cidade, está sendo construído o loteamento Ecoville I e II e os terrenos estão quase 100% vendidos. Isso reflete na importância desse setor para a economia de Foz do Iguaçu.
Loteamento Ecoville II. (Foto: Iareski)
Outra importante área em ascensão é a região leste – que abrange Morumbi, Portal da Foz e área rural – com a chegada da Perimetral e a construção do Hospital Unimed. “A Perimetral Leste é importante para o Bairro do Futuro, uma vez que facilitará o acesso dos pacientes ao novo Hospital Unimed Foz do Iguaçu sem que estes tenham que adentrar a cidade pela Avenida Costa e Silva”, reforça o empresário Caetano Ferreira Filho.
Obra do Hospital Unimed Foz está em fase final. (Foto: Lote Grande)
Conforme o Secovi, atualmente há mais de cinco mil imóveis à venda na fronteira. Há também grande interesse de investidores no setor de aluguéis, visando os estudantes e também turistas que movimentam a região.
“A construção civil movimenta muito a economia, direta e indiretamente. Ano passado tivemos muitos lançamentos que foram bem recebidos, atraindo não só clientes que querem adquirir para moradia, mas também muitos investidores que cada vez mais veem esse mercado como o mais lucrativo”, destaca o diretor de comercialização imobiliária do Secovi Foz, Bruno Scavone.