Manifesto convoca comunidade catarinense a fortalecer a cooperação

[#GustavoSiqueira]

 

Criado como um modelo econômico alternativo ao socialismo e ao capitalismo, o cooperativismo também é visto como uma filosofia de vida para quem o segue. Além de focar numa gestão democrática com participação de todos os cooperados, as cooperativas trabalham muitos projetos de educação, formação e informação voltados a toda comunidade onde estão inseridas, com o objetivo de colocar a cooperação como fator determinante para mudar realidades.

Dados da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB) mostram que a cada 10 brasileiros, quatro reconhecem a importância do cooperativismo. Atualmente, 14,6 milhões de pessoas estão ligadas a pelo menos uma das 6,8 mil cooperativas, que juntas geram 425 mil postos de trabalho e são responsáveis por injetar R$ 9 milhões na economia brasileira anualmente.

Com toda essa essência intrínseca em seu DNA, a Cooper, que nasceu em Blumenau (SC) e hoje é a segunda maior cooperativa de consumo do Brasil com 230 mil cooperados e 15 filiais em seis cidades catarinenses, lançou esta semana um manifesto convocando toda a comunidade a perceber o que é um momento feliz.

O vídeo de aproximadamente dois minutos apresenta a forma de pensar e agir da cooperativa, que busca valorizar as pessoas e as relações humanas desde pequenos gestos a grandes projetos. O lançamento aconteceu em primeira mão para os 3 mil colaboradores reunidos em uma convenção, que agora seguem com a missão de inspirar as pessoas a prestar mais atenção ao próximo, criando uma corrente do bem e incentivando mais momentos de gentileza.

O conceito surgiu após a estruturação do planejamento estratégico da Cooper para os próximos cinco anos, em que Missão, Visão e Valores da cooperativa foram consolidados e geraram o propósito “Juntos cooperamos para momentos felizes”.

“Só colocamos no papel o que sempre motivou a nossa existência. Há quase 76 anos estamos construindo uma história que sempre levou em consideração a cooperação, tanto que este planejamento foi elaborado de forma colaborativa por uma equipe multidisciplinar, com o apoio de uma consultoria e considerando as respostas de colaboradores e cooperados a uma pesquisa realizada no ano passado”, explica o presidente executivo da Cooper, Osnildo Maçaneiro.

Campanha nas ruas reforça que ser feliz é cooperar junto

Além do manifesto, que está disponível nas redes sociais da cooperativa e pode ser acessado neste link, a Cooper também iniciou uma campanha institucional com o mote “Ser feliz é cooperar junto”. A proposta é espalhar pelas cidades onde a cooperativa atua (Blumenau, Ibirama, Indaial, Jaraguá do Sul, Rodeio e Timbó), no interior das lojas e também disseminar nos veículos de comunicação a importância da cooperação. As peças publicitárias e o vídeo de 30 segundos foram criados para reforçar o manifesto e colocar a cooperação como protagonista no dia a dia da comunidade, transformando atitudes rotineiras e contribuindo para gerar mais empatia ao próximo, criar um vínculo de amizade e momentos de gentileza e bem-estar.

FICHA TÉCNICA

Agência: Free Multiagência

Cliente: Cooper

Título: Ser Feliz é Cooperar Junto

Criação: Free Multiagência

Produtora: Cuka Filmes

 

Cooper

Newsletter

Ama a tríplice fronteira tanto quanto nós? Assine a newsletter 100fronteiras e receba conteúdo exclusivo. Seu apoio aprimora nosso trabalho para que possamos ajudar a aprofundar sua conexão com Ciudad del Este, Foz do Iguaçu e Puerto Iguazú enquanto investimos no futuro do jornalismo local.

Participe da comunidade 100fronteiras

Apoiando o jornalismo local, você valoriza a sua cidade, seu estado e a integração dos três países. Nossa equipe está diariamente trazendo notícias da fronteira, apresentando novos lugares, histórias. Assinando você receberá conteúdos e promoções exclusivas.

Entre em nosso grupo do Whatsapp. Apoie a mídia local!

Nos encontramos lá, até mais!



Deixe a sua opinião