Depois de uma semana intensa de chuva e agora vivendo a semana mais fria do ano até o momento, a umidade em casa tem sido um problema nos lares iguaçuenses.

Esse problema tem como causa principal o impacto do clima e falta de ventilação nos espaços. Isso é extremamente incômodo e prejudicial para a saúde, já que pode facilitar o desenvolvimento de mofo e até a proliferação de ácaros, pó e maus odores.

Para ajudar você a lidar com essa situação que dificulta a limpeza de pisos e paredes de azulejos, nós da 100fronteiras separamos algumas dicas que irão te ajudar.

Dicas para eliminar a umidade em casa:

Primeiro passo

Permita que sua casa ventile. Abra portas, janelas e se necessário ligue os ventiladores por uns 15 minutos deixando o ar circular e o sol entrar.

Segundo passo

Elimine o cheiro de umidade. Pegue alguns potinhos de manteiga e coloque pedaços de esponja encharcada com vinagre de álcool e os disponha em pontos altos da casa.

Exemplo: em cima da estante, geladeira, armários, enfim, qualquer superfície alta. A cada três dias lave a esponja, devolva no pote e acrescente mais vinagre de álcool, pois o vinagre absorve os maus odores.

Passo final

Em dias chuvosos, abra a casa a cada pausa da chuva.

Mas caso sua residência tenha esse problema continuamente, temos algumas dicas caseiras que podem ajudar temporariamente:

Dicas para ambientes com umidade constante

Banheiro – Após sair do banho, abra bem janelas e portas para permitir a ventilação. Caso apareça mofo, limpe-o com sabão neutro e água.

Cozinha – Deixe a cozinha respirar, mantendo sempre as janelas abertas. Principalmente durante processos de cozimento.

Roupas – No mínimo duas vezes por semana, deixe as portas do guarda-roupa abertas, permitindo a circulação de ar. Dentro do guarda-roupa tenha também um desumidificador de ambientes – vendido em supermercados.

Democracia Inabalada.

Formada em Jornalismo na UDC e pós-graduada em Relações Internacionais Contemporâneas na Unila, atualmente é jornalista da 100fronteiras e recentemente conquistou pela 100fronteiras o primeiro lugar no 1º Prêmio Faciap de Jornalismo.

Comentários

Deixe a sua opinião