A evolução dos meios de comunicação é constante e com a internet e as redes sociais hoje em dia não é possível estar em apenas uma única plataforma. Pensando nisso, o UDC Notícias, jornal tradicional da fronteira, que nasceu no primeiro ano do Curso de Jornalismo da UDC, passará a ser exibido também na internet. “Foi uma decisão natural. A convergência do UDC Notícias para web já vem sendo pensada há algum tempo. Hoje as informações transitam em uma velocidade muito rápida, portanto, para que sejam atuais, precisam estar na mão de quem consome notícias”, destaca o Pró-reitor do Centro Universitário UDC, Professor Doutor Fábio Prado em entrevista exclusiva à 100fronteiras.

Ainda de acordo com o Dr. Fábio, na época que foi criado o UDC Notícias, a matriz do curso de jornalismo demandava laboratórios de telejornalismo e a UDC achou mais produtivo que a experiência dos alunos fosse completa. Por isso, decidiram ir além e oferecer um jornal laboratório onde a prática fosse priorizada desde o início. 

Pró-reitor do Centro Universitário UDC, Professor Doutor Fábio Prado. (Foto: Divulgação)

Eu sou Engenheiro e trabalho com educação, graças a minha mãe que lidera todo o Grupo Dinâmica UDC e me ensina todos os dias, é minha grande parceira. Eu sempre gostei muito de comunicação. Nosso primeiro Curso na UDC foi o de Publicidade e Propaganda. Sempre me envolvi com os projetos. O UDC Notícias foi berço de dezenas de jornalistas que hoje atuam em Foz do Iguaçu e em diversas cidades do Brasil. Sinto-me orgulhoso e satisfeito em saber que é um projeto que dá frutos muito bons.

Pró-reitor do Centro Universitário UDC, Professor Doutor Fábio Prado

Novo formato, mesma essência

Apesar das mudanças e ampliação na exibição do telejornal, a essência do projeto se mantém, que é ser um telejornal com notícias de Foz do Iguaçu e do ambiente acadêmico universitário e escolar. “Hoje os maiores desafios não estão em manter o jornal no ar. Nossos maiores desafios estão em conciliar a educação e o aprendizado dos alunos (sempre prioridade), e ao mesmo tempo possibilitar a melhor notícia aos telespectadores. O UDC Notícias Web tem uma linha editorial leve e séria, queremos informar sempre de forma positiva e otimista. O UDC Notícias Web agora está nas mãos de todos, para consumir como quiser”, destaca Dr. Fábio.

Sobre o UDC Notícias

Completando 20 anos, o jornal é apresentado direto das estruturas de laboratório dos Cursos de Comunicação da UDC, na Foz TV. Está no ar na Foz TV, pelo Canal 507 Hd da NET e agora além de ser veiculado na TV, todo o conteúdo estará disponível na web através das redes sociais.

O UDC Notícia WEB é coordenado pelo Centro Universitário UDC e conta com a participação dos acadêmicos de comunicação e dos Jornalistas Andréa Lara, Luciano Villela e Patricia Lass.

Formada em Jornalismo na UDC e pós-graduada em Relações Internacionais Contemporâneas na Unila, atualmente é jornalista da 100fronteiras.

Deixe um comentário

Deixe a sua opinião