O 16º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo será realizado virtualmente de 23 a 29 de agosto e contará com mais de 150 palestrantes renomados do mundo do jornalismo, entre eles repórteres ameaçados e o youtuber e comunicador digital Felipe Neto.

16º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji será realizado virtualmente, pelo segundo ano consecutivo, devido à pandemia de covid-19. É o maior evento de jornalistas do país e acontecerá entre os dias 23 e 27 de agosto de 2021. 

A 100fronteiras, por meio do publisher, Denys Grellmann, irá participar da mesa: Jornalismo Local Sustentável: como redações locais estão aprendendo e transformando os seus negócios. Um tema que tem tudo a ver com a realidade do Grupo 100fronteiras, uma mídia iguaçuense que há mais de 16 anos produz jornalismo local focado em soluções e que diariamente se reinventa para proporcionar um jornalismo de qualidade aos leitores.

Em 2019 a redação da 100fronteiras teve a oportunidade de realizar o curso de Jornalismo Local Sustentável da Abraji em parceria com o Facebook e isso contribuiu com conhecimento, experiências e novas visões para a redação como um todo.

E desde 2019 mais de 5 mil jornalistas e estudantes de comunicação já participaram dos programas de treinamento para jornalistas locais realizados pela Abraji com apoio do Facebook. Esses cursos têm foco na formação para a boa prática jornalística e na sustentabilidade dos empreendimentos jornalísticos. Prestes a iniciar a terceira edição do programa, Facebook e Abraji convidaram cinco jornalistas que participaram desses treinamentos para compartilhar suas experiências e a aplicação que fizeram dos aprendizados na sua atividade ou na criação de novos veículos de comunicação, e um deles é o jornalista da 100fronteiras, Denys Grellmann.

 16º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji - Denys Grellmann - ANER

“Ficamos muito felizes com o convite, pois é o reconhecimento de 16 anos de trabalho de jornalismo local dos colaboradores do Grupo 100fronteiras, dos nossos assinantes, nossos leitores, seguidores e também da comunidade da Tríplice Fronteira (Puerto Iguazú, Foz do Iguaçu e Ciudad del Este). Ainda mais com o convite partindo de uma pessoa que eu admiro tanto, Sérgio Lüdtke, que é uma referência em jornalismo no Brasil, e também por ser em um congresso que já tive o prazer de participar como ouvinte e agora poderei contribuir com a experiência que tenho tido com a mídia local ao longo desses anos” .

denys grellmann, publisher da 100fronteiras.

Sobre o Congresso da Abraji

Colegas jornalistas que participarão da mesma mesa:

  • Karina Pinto – SBT – Altamira, PA
  • Wanessa Oliveira Silva – Mídia Caeté – Maceió, AL
  • Douglas F. de Oliveira – Correio de Franco – Franco da Rocha, SP
  • Bruno Elmano – TV Setorial (Rede Novo Tempo) – Jacareí, SP

“O desenvolvimento do jornalismo local tem sido um tema fundamental nos programas de treinamento da Abraji. Nos últimos três anos, o Facebook tem nos dado um apoio que propicia levar o curso a milhares de jornalistas e estudantes de jornalismo do país inteiro. É um programa muito consistente, com excelentes instrutores e gratuito. A ideia da mesa no Congresso é mostrar um pouco do impacto que esses programas produziram efetivamente para veículos locais. Escolhemos a 100fronteiras porque é uma organização que incentivou seus colaboradores a fazerem o curso e pode colocar em prática alguns desses aprendizados. Será uma boa oportunidade para que a organização compartilhe suas experiências e quem sabe incentive outras mais a participarem dos programas”, destaca Sérgio Lüdtke.

Sergio Lutdke
Sérgio Lüdtke.

Sobre a Abraji

A Abraji é uma organização sem fins lucrativos. Seus principais eixos de atuação são a liberdade de expressão e de imprensa, a capacitação e formação dos jornalistas e a defesa do acesso a informações de interesse público.

Serviço:
16º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo 
23 a 29 de agosto de 2021
Inscreva-se em congresso.abraji.org.br
Email para dúvidas: congresso@abraji.org.br

Democracia Inabalada.

Formada em Jornalismo na UDC e pós-graduada em Relações Internacionais Contemporâneas na Unila, atualmente é jornalista da 100fronteiras e recentemente conquistou pela 100fronteiras o primeiro lugar no 1º Prêmio Faciap de Jornalismo.

Comentários

Deixe a sua opinião