Constantemente o Grupo 100fronteiras busca novos conhecimentos e especializações para aprimorar cada vez mais o trabalho 100fronteiras na Tríplice Fronteira, e recentemente a equipe finalizou a 3º mentoria da Google News Initiative.

Em 2022, o Grupo foi selecionado ao lado de outros 99 veículos de comunicação de todo o país para o Local Lab Brasil, um programa de apoio ao crescimento sustentável de empresas jornalísticas de pequeno e médio porte em todo o país, incluindo veículos 100% digitais, jornais, revistas e emissoras de rádio ou televisão. 

As mentorias foram realizadas com análises técnicas aprofundadas e treinamento do Google para melhorar a infraestrutura digital, o engajamento da audiência e o desenvolvimento de negócios dos veículos. Além das trocas com especialistas e consultores, as empresas jornalísticas tiveram a oportunidade de simular diferentes estratégias para desenvolver ou aprimorar seus modelos de negócios.

Racoon.Monks participou do aprimoramento, e cuidou da parte de análises técnicas dos portais, como posicionamento SEO, performance e velocidade do site, ranqueamento, monetização a partir de publicidade e melhoria da experiência do usuário. A Hypertext atuou com o desenvolvimento de negócios, realizando pesquisas de aprofundamento de estratégia e simuladores de negócios.

A iniciativa foi realizada em parceria com as organizações de jornalismo do país: Associação de Jornalismo Digital (Ajor), Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner) e Associação Nacional de Jornais (ANJ). 

Certificado Grupo 100fronteiras GNI Local Lab
Certificado Grupo 100fronteiras GNI Local Lab.

2 etapas concluídas com sucesso

O programa contou com 2 etapas, o primeiro mês foi de mentorias com especialistas da Raccoon Monks, Hypertxt e Google News Initiative. Somente 40 dos 100 veículos foram selecionados pra segunda etapa e o 100fronteiras foi uma delas. Nesta segunda fase, as organizações receberam consultoria técnica sobre os temas Audiência e Monetização.

Os participantes da Fase Tática foram subdivididos em dois “laboratórios”, com 20 veículos cada um, conforme o tema que pode dar maior contribuição para o negócio de cada um deles. Um dos laboratórios teve foco em Audiência e o outro em Monetização. Na frente de negócios do projeto, foram abordados temas como autoconhecimento e gargalos estratégicos, regras simples para uma execução estratégica alinhada e flexível, além de fortalecimento da fluência em negócios por meio de uma simulação de negócios.

As principais atividades técnicas abordadas na fase tática foram:

  • Auditoria técnica do site;
  • Consultoria individual com o time técnico (reuniões 1:1);
  • Implementação de itens prioritários para melhorar o desempenho do site;
  • Workshops técnicos.

Na frente de negócios, o foco foi:

  • Aprofundar o autoconhecimento estratégico da empresa;
  • Compreender os atuais gargalos estratégicos do negócio;
  • Desenvolver regras simples para uma execução estratégica alinhada e flexível;
  • Fortalecer a fluência em negócios por meio de um workshop com apoio de uma simulação de negócios.

Os resultados do Grupo 100fronteiras

Assim como mentorias realizadas anteriormente, essa teve um grande impacto na redação. O GNI Local Lab auxiliou não somente o editorial, mas também o comercial e gestores do Grupo, que tiveram a oportunidade de se reunir com grandes especialistas da área.

O GNI Local Lab Brasil foi uma jornada enriquecedora para o 100fronteiras, proporcionando avanços significativos em nossa infraestrutura digital e engajamento do público. Agradeço imensamente à nossa equipe pelo empenho e dedicação. Esse programa nos permitiu aprimorar nossas estratégias e fortalecer nossa presença online, garantindo um futuro mais sustentável e bem-sucedido para o jornalismo local e a mídia independente.

diz denys grellmann, publisher do grupo 100fronteiras.