Há mais de 15 anos, a 100fronteiras apoia a cultura e incentiva o conhecimento. Um tema que sempre abordamos é referente a conscienciologia, a qual desperta curiosidades de muitos. Colunista da 100fronteiras, Dra. Adriana Rocha é advogada e sempre que pode traz nas suas colunas os temas que envolvem a área e educação jurídica, além de conteúdos exclusivos. Dra. Adriana acaba de lançar seu mais novo livro: “Do ciclo da práxis pedagógica ao ciclo da práxis parapedagógica aplicados à educação jurídica”.

100fronteiras: Quais são os outros livros em sua autoria, quais os temas?

Dra. Adriana Rocha: Já tinha dois livros de minha autoria, também na área jurídica e educação jurídica, além de autora de um capítulo de livro igualmente na área de educação jurídica. Ajudei na organização de um terceiro livro sobre Constituição do Rio de Janeiro.

100f: Como surgiu a ideia do livro: “Do ciclo da práxis pedagógica ao ciclo da práxis parapedagógica aplicados à educação jurídica”?

Dra. Adriana: O atual livro é resultado de minha pesquisa de pós-doutorado na UFSC onde proponho o Ciclo para ajudar os professores de Direito (e também, qualquer professor) a serem docentes reflexivos, interativos, que desejem alcançar a tarefa do esclarecimento. A partir desse Ciclo, lanço o desafio para os professores que se interessarem a aplicar o Ciclo de Qualificação Práxis Parapedagógica que possui o Paradigma Consciencial como referencial. Essa técnica pode incidir sobre qualquer docência e metodologia de ensino, principalmente, as metodologias ativas.

100f: Qual tema é tratado no livro?

Dra. Adriana: O Ciclo da Práxis Parapedagógica insere-se no paradigma referencial da Conscienciologia que objetiva estudar a Consciência (o ser, o ego) considerando, dentre outros, os seguintes pilares: as bioenergias, o pensene, a multidimensionalidade, a multiexistencialidade, a Cosmoética. Na docência, através do Ciclo da Práxis Parapedagógica, o professor é capaz de vivenciar tais pilares na sala de aula, de modo técnico, para ajudar os alunos.

Livro digital: Do ciclo da práxis pedagógica ao ciclo da práxis parapedagógica aplicados à educação jurídica, Adriana de Lacerda Rocha.

100f: Ciclo da Práxis Pedagógica, o que é?

Dra. Adriana: O Ciclo da Práxis Pedagógica é uma adaptação do Ciclo da Práxis Parapedagógica, de modo intermediário, no movimento crescente, dividido em quatro etapas, de modo a ajudar o professor a entender como funciona sua docência em sala de aula. Por exemplo: na fase dois, transposição didática, ele analisa de que modo irá transpor o conhecimento científico (no caso do Direito, o corpus da ciência jurídica) em algo compreensível pelo aluno. Ou seja, quais técnicas didático-pedagógicas vai usar para que isso ocorra.

100f: Ciclo da Práxis Parapedagógica, o que é?

Dra. Adriana: Uma vez entendido e aplicado o Ciclo da Práxis Pedagógica, o docente de Direito pode usar o Paradigma consciencial para aí sim aprimorar sua docência usando os pilares desse paradigma. Com essa adoção ele pode alcançar a verdadeira tarefa do esclarecimento mesmo numa aula de Direito.

Por exemplo, ele utiliza seu parapsiquismo durante a fase de “interação com o campo” para entender melhor a realidade multidimensional do seu aluno com vistas a esclarecê-lo sobre sua realidade existencial, mesmo a partir da informação técnica, jurídica. Nesse caso, o docente precisa refletir durante a aula, antes da aula e depois da aula com foco na assistência. Para isso, ele precisa ter flexibilidade mental, cosmoética, para melhor adequar know how científico à realidade multidimensional da sala de aula.

Adriana Lacerda

100f: Onde os leitores podem encontrar o livro?

Dra. Adriana: O Livro foi lançado em e-book, no site da Editora CRV. Em breve, teremos a impressão física e faremos um talk show virtual e mais dados sobre a aquisição do exemplar impresso. Até o final do mês de julho teremos os livros físicos e mais dados sobre a aquisição dos mesmos.

Serviço:
Nome do livro: “Do ciclo da práxis pedagógica ao ciclo da práxis parapedagógica aplicados à educação jurídica”
Nome da editora: CRV
Nome da autora: Adriana de Lacerda Rocha
Site: link

Saiba mais:

ç

Deixe um comentário

Deixe a sua opinião