Nossa fronteira com o Paraguai reabriu recentemente e para muitos brasileiros Ciudad del Este é o paraíso das compras. A propósito já estávamos com saudades dos sons de carros, vendedores e das diversões que só CDE proporciona. Por conta disso ela atrai milhares de turistas todos os anos, seja por sua facilidade em encontrar os produtos mais desejados e as novidades do mercado sem precisar ir aos Estados Unidos ou outros países distantes do Mercosul, ou seja pelas condições de pagamento.

O centro de Ciudad del Este, que nos últimos meses estava parado, voltou com tudo. A procura pelas novidades do mundo digital, beleza e vestuário vem crescendo em constância, e isso faz com que os empresários hermanos tenham que estar sempre antenados e atualizados com as novidades que o mundo traz.  

Conversamos com algumas das principais lojas em CDE, referência em qualidade e procedência, as quais nos informaram quais são os produtos mais desejados pelos turistas e compradores que por lá fazem seu passeio de compras.

1º  Eletrônicos

A busca pelos celulares, notebooks e tabletes continua crescendo e a procura pelas inovações do mercado é o que atrai. Com destaque para produtos da marca Apple e Xiaomi.

Apple Watch

2º Bebidas

Por mais que Puerto Iguazú (Ponte da Fraternidade que faz fronteira Puerto Iguazú e Foz do Iguaçu, continua fechada para ambos, desde 28 de março) seja conhecida na nossa fronteira como referência em vinhos é Ciudad del Este que vem ganhando destaque com os mais diversos rótulos, sabores e variedades.

Terranoble Gran Reserva Cab.Sauv. 750ml Vinho – Chile

3º Perfumes

Impossível conhecer algum iguaçuense que não tenha adquirido perfume importado no Paraguai. Devido a sua variedade em perfumes importados com qualidade e procedência, além de seus valores sendo mais em conta do que os adquiridos no Brasil por exemplo, são uma atração para quem visita o país vizinho.

J.P Gaultier La Belle Edp 100ml

4º Produtos de Beleza

Paraguai nos últimos anos vem se aperfeiçoando em produtos de beleza sejam: maquiagens, cremes, acessórios e afins. Com marcas mundialmente conhecidas, parcerias com influenciadoras da região e até lançamento de marcas nascidas em CDE é que vem atraindo um público cada vez mais fiel e maior. Esse mercado já ocupa cerca de 50% do comércio mundial.

Maquiagem Lâncome

5º Roupas e Acessórios

Ainda é um mercado que tem grande chance de ser explorado e valorizado pelos nossos hermanos, sendo sua busca ainda tímida pelos compradores. As roupas, pulseiras e bolsas de grifes internacionais seguem sendo referência em estilo e personalidade, podendo ser adquirida em nosso país vizinho com preços bem agradáveis. Além de relógios, óculos de marcas já conceituadas no mercado.

Pulseira Tory Burch

Desenvolvimento Social e Econômico de CDE

Conversamos também com Linda Taiyen, Presidente do Codeleste, que nos detalhou a situação atual do comércio paraguaio e como está sendo sua retomada.

Como ainda é muito rasa e pouco divulgada de forma clara as condições que foram feitas para reabertura da Ponte da Amizade, a visita de turistas de São Paulo, Rio de Janeiro e demais cidades que tinham uma frequência alta nas compras, estão voltando timidamente, já turistas e visitantes de Foz do Iguaçu e das cidades vizinhas tem sido bem consideráveis, cerca de 80% dos turistas são do estado do Paraná.

“Antes da reabertura o giro comercial estava abaixo da média, sendo realizado somente pelos moradores locais. Agora a cerca de 15 dias que a Ponte da Amizade reabriu já chega um aumento de 30% a 40%, só na primeira semana de reabertura o comércio reagiu”, destaca. Na questão dos produtos mais procurados pelos compradores Linda explica que produtos como bebidas, roupas e eletrônicos são os mais procurados por suas vantagens econômicas.

Linda nos informou também que a Black Friday está sendo negociada na Câmara de Vereadores de Ciudad del Este, priorizando a não aglomeração e melhor planejamento, já que a procura por presentes e artigos de decoração aumentam nas compras de final do ano.

*Para a produção dessa matéria foram ouvidas as seguintes marcas: Mega Eletrônicos Paraguay, Cellshop, La Petisquera, Madrid Center, Centro Pioneer, Casa Americana, Roma Shopping, Loja Monalisa e SAX Department Store.

Participe da conversa

2 Comentários

Deixe um comentário

Deixe a sua opinião