Os iguaçuenses estão acostumados com as altas temperaturas e tempo seco que enfrentamos na semana passada. Os moradores mais antigos da cidade sabem que tempo seco e calor constante é ambiente perfeito para uma virada no clima, por exemplo com temporais em nossa cidade.

O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) divulgou nesta manhã, que essa semana a chuva será de 30 e 60mm/h e ventos intensos de 60-100km/h e possibilidade de queda de granizo. Com risco de queda de energia, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos. 

O INMET é um instituto mais respeitados no assunto de previsão climática para o Brasil. É um órgão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e visa prover informações meteorológicas à sociedade brasileira e influir construtivamente no processo de tomada de decisão, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do País. Esta missão é alcançada por meio de monitoramento, análise e previsão de tempo e de clima, que se fundamentam em pesquisa aplicada, trabalho em parceria e ,compartilhamento do conhecimento, com ênfase em resultados práticos e confiáveis”.

E um dos alertas emitidos para o dia de hoje é o Laranja. O Alerta Laranja significa: situação meteorológica perigosa.

Essa informação é de grande valia para orientação da população em questão de quais atitudes tomar com a chance de temporais, granizos e terem tempo de se prevenir de possíveis “tragédias”.

Os principais sites meteorológicos do Brasil confirmam chuva como: Climatempo, CPTEC, AccuWeather e Tempo Folha de São Paulo.

A chuva sempre é muito bem-vinda, principalmente no momento atual onde as Cataratas do Iguaçu encontram-se com a vazão abaixo da média e claro para refrescar nossos dias, principalmente quando vem sem muitos estragos e danos aos moradores e municípios.

Confira como ficará essa semana a temperatura:

Previsão do Tempo para Foz do Iguaçu – AccuWeather

Dicas:

  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda);
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia;
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Significado das cores dos alertas meteorológicos

Principalmente as pessoas leigas não conseguem entender o significado das cores dos alertas, muitas recebem essa informação pelo celular, e não sabem exatamente qual atitude deve tomar. Por isso a Defesa Civil disponibiliza as informações de cada, de forma clara a fim de prevenção. Confira:

Alerta Amarelo –  risco moderado

Situação meteorológica com potencial de tornar-se perigosa. Mantenha-se informado sobre as condições e suas mudanças meteorológicas.

Alerta Laranja –  risco alto

Situação meteorológica perigosa. Mantenha-se vigilante e informe-se regularmente sobre as condições meteorológicas previstas. Siga os conselhos das autoridades.

Alerta Vermelho – risco muito alto

Situação meteorológica de grande perigo. Estão previstos fenômenos meteorológicos de intensidade excepcional. Grande probabilidade de ocorrências com riscos de danos materiais, integridade física ou até mesmo à vida humana. Mantenha-se atento sobre as informações dos alertas. Siga as instruções e conselhos das autoridades.

Deixe um comentário

Deixe a sua opinião