A 100fronteiras conversou com a Infraero, responsável pela administração do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, para saber quais são as medidas que tem sido adotadas na prevenção e possível combate ao coronavírus nos terminais e áreas comuns do aeroporto de Foz. Confira a reportagem:

Aeroporto de Foz do Iguaçu

“Diante da crise do novo coronavírus a Infraero antes de mais nada, esclarece que o serviço aeroportuário no Aeroporto de Foz do Iguaçu, no Paraná, e nos demais aeroportos sob administração da empresa tem ocorrido normalmente e a oferta de voos está seguindo a malha aérea definida pelas empresas aéreas e Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Em relação as ofertas de voos no aeroporto em Foz, é sugerido que entre em contato com as empresas aéreas para confirmar a situação de voos previamente agendados.

O levantamento preliminar da Infraero, por exemplo, referente ao mês de junho, mostra que o Aeroporto de Foz registrou 80 operações, entre pousos e decolagens – no período. Todavia em maio, foram 3.740 passageiros e 138 pousos e decolagens; e em abril, o terminal paranaense contabilizou 101 pousos e decolagens. 

Contudo outros dados de movimentação do aeroporto estão disponíveis na página de estatísticas da Infraero. Para acessar os dados, basta fazer uma busca pela sigla SBFI.

O Aeroporto de Foz conta com uma campanha de orientação aos passageiros e funcionários no combate ao coronavírus (Covid-19). As ações incluem a instalação de adesivos de sinalização e orientação por todo o caminho que o viajante faz para o embarque e desembarque de um voo; além de avisos em áudio e vídeo nos sistemas de som e painéis de voos, e cartazes pelos terminais”.

O foco dos alertas é no uso de máscaras durante a permanência no aeroporto e na viagem; distanciamento entre os frequentadores dos terminais e higienização das mãos.

Ainda, de acordo com a Infraero, o aeroporto conta com uma campanha intitulada “Cuide ainda + de você e dos outros”, na qual o objetivo é preparar os terminais para o aumento da circulação de pessoas garantindo a segurança de todos. No Aeroporto Foz do Iguaçu, passageiros encontram orientações através de adesivos instrutivos no momento do check-in, embarque, desembarque, nas áreas de raio-x, nas esteiras de retirada de bagagens, ao usar escadas, elevadores e longarinas, ou mesmo na entrada em estabelecimentos comerciais e praça de alimentação. 

Quais medidas o terminal do Aeroporto de Foz do Iguaçu adotou para esse período?

O terminal fronteiriço adotou todos os protocolos de higienização e segurança de passageiros e funcionários, intensificando a limpeza de áreas comuns, igualmente como ampliou a disponibilização de itens de higiene em todo o terminal.

De modo preventivo, a lanchonete do aeroporto está funcionando apenas nos horários dos voos e respeitando todos os protocolos de higiene e distanciamento. Além disso, passageiros que embarcam e desembarcam pelo aeroporto estão tendo as temperaturas medidas pela Secretaria Municipal de Saúde de Foz do Iguaçu. 

Importante destacar que diante da crise do novo coronavírus (Covid-19), o serviço aeroportuário em Foz do Iguaçu e nos demais aeroportos sob administração da Infraero tem ocorrido normalmente e a oferta de voos está seguindo a malha aérea definida pelas empresas aéreas e Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

INFRAERO

Vale salientar também que a Infraero recomenda que se dirijam aos aeroportos apenas aquelas pessoas que precisam viajar de avião. Nos terminais, os viajantes encontrarão uma estrutura ajustada às medidas sanitárias determinadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para que todas as atividades ocorram com os cuidados que o combate ao coronavírus exige.

Deixe um comentário

Deixe a sua opinião