O 100fronteiras.com é um portal dedicado ao jornalismo local na Tríplice Fronteira. Com mais de 18 anos de experiência, promovemos conexão e informação relevante para a comunidade das regiões do Argentina, Brasil e Paraguai.
Convite que orgulha! O Grupo 100fronteiras estará participando do 2º módulo do curso de Jornalismo Independe da Abraji: como desenvolver projetos jornalísticos sustentáveis.
A iniciativa conta com o apoio da Meta e é gratuito. As inscrições para o 2º módulo já foram encerradas, ao todo, são três módulos total: Inspiradores, Empreendedores e Criadores. Mas não se preocupe, em julho e agosto vão abrir as inscrições para o 3º e último módulo, os Criadores.
O 100fronteiras estará participando desta segunda fase do projeto, ao lado de outras 9 organizações: a Sumaúma, Ponte.org, Agência Tatu, Saiba Mais, Juicy, Santos, Plural, Matinal Jornalismo e BHAZ. Os fundadores desses meios compartilharão no curso os desafios que enfrentaram para empreender, as oportunidades que encontraram no ambiente digital e como resolvem os problemas, se financiam e buscam a sustentabilidade de seus negócios.
“Eu e Carlos Grellmann representamos o 100fronteiras. Foi uma experiência nova conversar com uma audiência tão qualificada. Falamos sobre o Grupo 100fronteiras, como iniciou, o que estamos fazendo hoje e a nossa visão para o futuro.”
diz denys grellmann, publisher do grupo 100fronteiras.
Denys Grellmann Publisher do Grupo 100fronteiras e Carlos Grellmann, Editor-chefe do Grupo.
O terceiro módulo será o mais longo, nele, será oferecido ferramentas para produção de conteúdo jornalístico, gestão do relacionamento com comunidades e públicos de interesse e sustentabilidade econômica. O módulo está construído com o entendimento de que independência editorial exige que os princípios editoriais e o modelo de negócios estejam relacionados e sejam interdependentes.
Bolsa e mentoria para projetos Os participantes que completarem os três módulos receberão certificado e estarão aptos a concorrer a uma bolsa de U$ 2.500 para desenvolver um projeto jornalístico e receber mentoria por cinco meses com especialistas do mercado. A seleção dos projetos será feita pela ICFJ (International Center For Journalists) e os recursos serão oferecidos pela Meta.
O programa Jornalismo independente: Como desenvolver projetos jornalísticos sustentáveis, da Abraji, quer aproveitar os conhecimentos e motivações e complementar a capacitação de profissionais em meio de carreira ou de novos jornalistas que tenham a intenção de empreender. O objetivo final é habilitá-los para que desenvolvam projetos jornalísticos centrados em nichos ou em comunidades de leitores – independentes e sustentáveis.