A redação do Grupo 100fronteiras está sempre em constante evolução. Formada por jovens jornalistas, tem a cada ano buscado cursos que auxiliem no trabalho jornalístico. E um dos cursos que serviu como um divisor de água para a empresa foi o Curso de Jornalismo Local Sustentável, oferecido pela Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) em parceria com o Meta Journalism Project em 2019.

E para relembrar como esse curso foi importante para a 100fronteiras, o Publisher Denys Grellmann, que participou do 16º Congresso da Abraji recentemente, comentou sobre a experiência da redação. A matéria foi publicada no site do Meta Journalism Project.

“Foi algo incrível. O curso foi muito importante, primeiro por colocar todo mundo na mesma página, segundo por ser muito voltado para a prática, nos dando a confiança para passar pela transição para o digital durante esse período difícil. Depois de passar por dificuldades, hoje estamos com uma redação renovada e uma equipe pronta que atualmente está fazendo o segundo curso de Jornalismo Local ofertado neste ano de 2021”.

denys grellmann, publisher da 100fronteiras
Meta Journalism Project
Trecho onde aparece a fala da 100fronteiras .

Aceleração no digital

Em 2019, a nossa redação funcionava voltada ao jornalismo de revista, com produção de pautas locais, aprofundadas e de circulação mensal. No entanto, já tínhamos em mente a necessidade de acelerar nossa participação no meio digital, então o curso serviu para nos ajudar a projetar os próximos passos rumo a essa transformação.

Mas foi somente quando a pandemia chegou em 2020 que de fato vimos a importância que o curso teve para nós, pois era respaldado por teoria e prática com temas como dados, podcasts e vídeos feitos com smartphones, além do aperfeiçoamento em funcionamento de empresas de mídia e seus modelos de negócio. E com a pandemia tivemos que acelerar a nossa entrada no meio digital com a criação do Portal 100fronteiras.com, passando a produzir pautas diárias sobre a comunidade local.

Assim, a transição para o digital, que para nós parecia desafiadora em um primeiro momento, logo se tornou uma experiência de aprendizado valiosa.

Neste ano está sendo realizada mais uma edição do Curso de Jornalismo Local Sustentável em colaboração com associações de notícias brasileiras para apoiar as organizações de notícias na transformação digital, na criação de modelos de negócios sustentáveis, no desenvolvimento de novas audiências e no fortalecimento das coberturas jornalísticas ao redor do país.

Sobre Meta Journalism Project

Meta Journalism Project trabalha com veículos de notícias no mundo todo para fortalecer a conexão entre jornalistas e as comunidades em que eles atuam. A iniciativa também deseja ajudar o setor de notícias a enfrentar os principais desafios de negócios, oferecendo cursos, programas e parcerias.Encontre mais informações em facebook.com/journalismproject.

Formada em Jornalismo na UDC e pós-graduada em Relações Internacionais Contemporâneas na Unila, atualmente é jornalista da 100fronteiras e recentemente conquistou pela 100fronteiras o primeiro lugar no 1º Prêmio Faciap de Jornalismo.

Comentários

Deixe a sua opinião