Anúncio Publicitário.
Matéria publicada originalmente da edição 112 da Revista 100fronteiras, janeiro de 2014.

Projetos inovadores, com até quatro anos de existência que tenham dentro de seu modelo de negócio algum quesito de escalabilidade, porque isso potencializa o crescimento rápido desse negócio.” -Gestor de Projetos da ABStartups (Associação Brasileira de Startups), Guilherme Junqueira.

É uma empresa nova que tem alto potencial de crescimento pelas características dela e que apresenta alguns elementos de inovação. Na verdade, a palavra-chave é escalabilidade. O que é isso? Aumentar sua lucratividade sem que isso tenha um grande impacto nos custos. Uma startup, na maioria das vezes, é um negócio digital porque você consegue replicar sem que tenha que investir mais.” Fundador da Iguassu Startup, Rodrigo Balotin.

“O foco nas empresas de tecnologia, eu acho que não reflita a realidade que de veríamos considerar sobre startups. Acho que deveríamos olhar empresas nascentes com alto potencial de crescimento e, atrelado a isso, tem o potencial de risco, e não necessariamente você está discutindo só tecnologia. Então tem empresas de biotecnologia, voltadas ao agronegócio, de pesquisas que precisam ser desenvolvidas, que têm um alto grau de risco e que pode ter um alto grau de escalabilidade. Um alto grau de retorno que são características de qualquer startup.” – Gerente do Programa de Desenvolvimento de Negócios do PTI, Hedryk Daijó.

Palavras-chaves definem uma startup

Inovador

Repetível

Escalável

SILICON WADI -ISRAEL

Israel possui mais de quatro mil startups. Tel Aviv abriga 37% das empresas inovadoras e responde ainda por 40% dos projetos de pesquisas do pais, que é o maior incentivador, diferentemente da Califórnia, onde o desenvolvimento teve como base a educação. Com planejamento e programas estratégicos, Israel tem se destacado e ameaçado o Vale do Silício.

VALE DO SILÍCIO-CALIFORNIA

No estado da Califórnia, a região do Vale do Silício é formada pelas cidades de Palo Alto, Santa Clara, San José, Campbell, Cupertino, Fremont, Los Altos, Los Gatos, Menlo Park, Mountain View, Milpitas, Newark, Redwood City, Saratoga, Sunnyvale e Union City.

O boom dessa região e a sua conceituação como um cluster de inovação têm como base fundamental a educação. São empreendedores ligados às universidades que criam, apresentam e aplicam o novo. Muitas têm como berço o Vale do Silício, mais especificamente algumas garagens. Isso porque elas serviram como “escritório de desenvolvimento” de algumas marcas “pouco” conhecidas. Mas, diferente do que alguns podem pensar ao ouvir histórias por ai, começar em uma garagem não é sinônimo de sucesso. Na verdade, a fórmula está no engajamento, empreendedorismo, dedicação, visão e uma lista de contatos e conhecimento.

Você Sabia?

INVESTIMENTO FRANCÊS

O governo da França financia os empreendedores ao longo de dois anos, bancando até 70% do último salário.

CLUSTERS BRASILEIROS

Segundo a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), existem no Brasil cerca de 90 parques tecnológicos ou clusters.

LEGISLAÇÃO

A Lei da Informática, de 2004, isenta ou reduz o IPI para empresas que investem em atividades de P&D (pesquisa e desenvolvimento) em tecnologias de informação.

A Lei de Inovação, de 2005, estabelece medidas de incentivo à inovação e à pesquisa cientifica e tecnológica. A legislação impulsionou o cresci mento de novos empreendimentos inovadores no Brasil.

STARTUP BRASIL

O Programa Nacional de Aceleração de Startups foi criado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O Startup Brasil é desenvolvido por edições de um ano. São realizadas chamadas públicas para selecionar aceleradoras e startups. As empresas inovadoras aprovadas podem receber uma bolsa de até R$ 200 mil. Outra vantagem é que es tão mais próximas a eventos, investidores e clientes.

Espaço Publicitário