A iluminação de uma casa é tão importante quanto a construção e a decoração. Isso porque é ela quem irá determinar quais pontos serão ressaltados nos ambientes e, com as estratégias certas, também auxilia na economia de energia.

Em Foz do Iguaçu e região a lighting designer, Mirian Thiele, é especialista em projetos de iluminação e atua na área há mais de 20 anos. “Sou formada em design de interiores, mas fiz especialização em iluminação e sou apaixonada pela área. Tive escritório em Curitiba e em Belo Horizonte e há cerca de um ano estou em Foz do Iguaçu. Meu trabalho consiste em proporcionar aos clientes um ambiente com a iluminação adequada ao mesmo tempo em que promove a economia de energia. Realizo os projetos de forma bastante detalhada, aproveitando a iluminação natural e destacando os pontos de iluminação importantes para deixar o ambiente aconchegante. Eu auxilio, também, os clientes na hora de comprar a melhor lâmpada, sempre valorizando o desejo do cliente, mas dando as soluções adequadas, principalmente na economia de energia”, destaca.

Lighting Design - FozLighting Design - Foz
Antes e depois do projeto de iluminação.

Apesar de atuar há duas décadas no ramo, Mirian explica que na região o trabalho do lighting design é pouco explorado, no entanto, ela reforça a importância de contratar esse profissional enquanto ainda se está na fase do projeto. “Eu sou especialista nessa área e atuo em conjunto com os demais profissionais de arquitetura e engenharia civil. O cliente me contrata para fazer o projeto de iluminação de uma residência ou comércio, justamente para valorizar os ambientes e trazer vida aos espaços, além de propor o melhor custo benefício no que diz respeito ao consumo de energia elétrica”, explica a profissional.

Todo o trabalho de Mirian é baseado no desejo dos clientes, seja por uma iluminação mais fria, mais quente, ou então pontos de luz no teto e luminárias, enfim, até mesmo a iluminação paisagística ela realiza, sempre pensando em trazer vida aos ambientes. “Estudos científicos comprovam que a iluminação mexe com o nosso psicológico, então escolher bem o tipo de luz que deseja ter em casa ou mesmo no seu ambiente de trabalho vai interferir no humor, no bem-estar e em como as pessoas vão se sentir nesse espaço. Por isso, incluir um profissional de lighting design na hora de realizar um projeto residencial ou comercial vai ajudar o cliente a economizar e comprar realmente só o que precisa. Sem contar que a iluminação é a cereja do bolo do projeto, ela pode tanto levantar uma arquitetura mais simples, como destruir um projeto bonito”, reforça.

Projetos de iluminação e consultoria

(45) 98808-5415

Insta: @mirian.thiele

Formada em Jornalismo na UDC e pós-graduada em Relações Internacionais Contemporâneas na Unila, atualmente é jornalista da 100fronteiras e recentemente conquistou pela 100fronteiras o primeiro lugar no 1º Prêmio Faciap de Jornalismo.

Comentários

Deixe a sua opinião