Quatro revistas associadas à Aner foram escolhidas para a segunda etapa do Projeto Local Lab Brasil, do Google News Initiative (GNI). A iniciativa, criada para apoiar empresas jornalísticas no Brasil, dará a estas editoras a partir de novembro, consultoria técnica sobre os temas Audiência e Monetização.

As empresas selecionadas para a Fase Tática são Grupo 100fronteiras (PR), Revista Pais&Filhos (SP), Revista Qualé (SP) e Revista Vida Simples (SP). A iniciativa conta com o apoio da Aner, Associação de Jornalismo Digital (Ajor) e Associação Nacional de Jornais (ANJ).

Os demais veículos foram convidados a realizar o NCI Shift, programa do Google voltado para potencializar engajamento e monetização com base na ferramenta do Google chamada News Consumer Insights. Isso os permitirá complementar os temas abrangidos pelo Local Lab até agora.

Fase tática contará com laboratórios

A Fase Estratégica do projeto Local Lab inicial, que se encerra neste mês de outubro, começou em agosto e atendeu a 100 produtores de notícias de todo o país. No último dia 06 de outubro, a equipe do Local Lab convidou 40 organizações que estão participando do projeto para prosseguirem na Fase Tática.

Os demais 60 veículos manterão seu acesso à toda bagagem de conhecimentos e orientações acumulada durante a primeira fase do projeto, podendo assim se dedicar para viabilizar as otimizações técnicas e de negócios que foram apresentadas até o final de outubro.

A Fase Tática começará em novembro e permitirá que os veículos selecionados aprofundem temas contemplados na primeira etapa, assim como tenham uma assessoria individualizada para detectar e realizar implementações mais complexas em seus sites.

Os participantes da Fase Tática serão subdivididos em dois “laboratórios”, com 20 veículos cada um, conforme o tema que pode dar maior contribuição para o negócio de cada um deles. Um dos laboratórios terá foco em Audiência e o outro em Monetização. Na frente de negócios do projeto, serão abordados temas como autoconhecimento e gargalos estratégicos, regras simples para uma execução estratégica alinhada e flexível, além de fortalecimento da fluência em negócios por meio de uma simulação de negócios.

Raccoon Monks e Hypertext continuam no projeto

A consultoria Raccoon Monks continua à frente das atividades técnicas junto aos parceiros de notícias e a consultoria Hypertext permanece conduzindo a trilha de negócios do projeto. A combinação da vertente técnica com a dimensão de negócios, trazendo uma visão mais estratégica para direcionar as atividades dos publishers, potencializa os resultados do projeto a médio e longo prazos.

Além disso, a rede formada pelos representantes de cada veículo é outro diferencial do Local Lab e será um valioso legado do projeto para os parceiros de notícias no futuro. As trocas de experiências e boas práticas entre veículos que comungam dos mesmos desafios estão sendo reconhecidas pelos participantes como muito proveitosas para ampliar o leque de novas soluções para o negócio e fazer benchmark.

O GNI Local Lab prevê ainda a realização de alguns workshops abertos à indústria de notícias, em parceria com as associações  ANER,  AJOR e ANJ, com o intuito de promover ainda mais essa rede de ajuda mútua e o fortalecimento do ecossistema de notícias no Brasil. Fique atento e acompanhe nosso site e redes sociais para novidades.

Comentários

Deixe a sua opinião