Nos últimos anos, o investimento do agronegócio brasileiro em ciência e inovação deu saltos significativos. Prova disso é que, segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), 67% das propriedades rurais do país já utilizam algum tipo de tecnologia em suas rotinas.

Pensando em estimular ainda mais o desenvolvimento do Agro 4.0, a Alltech, empresa líder em nutrição animal, passa a integrar o Espaço Impulso, um laboratório permanente de inovação aberta. A participação da empresa dentro da inciativa, criada pela Cooperativa Agroindustrial de Cascavel (Coopavel), será inaugurada no Show Rural de Inverno, entre os dias 23 e 25 de agosto.

Uma vez que, de acordo com levantamento da Boston Consulting Group (BCG), 32% dos produtores nacionais demonstram alta receptividade à adoção de novas soluções tecnológicas, o debate sobre inovação precisa, além de se intensificar, expor tendências e possibilidades inteligentes para o setor.

Com essa proposta em vista, a Alltech apresentará, durante a programação do Espaço Impulso, a palestra “Inteligência Artificial e aprendizagem de máquina (Machine Learning) aplicadas à produção animal”, ministrada pelo Dr. Luiz Victor F. M. de Carvalho.

Espaço Impulso
Foto: Divulgação.

Para o diretor comercial da Alltech do Brasil, Clodys Menacho, a cadeia produtiva precisa estar amparada por dados, pesquisas e equipamentos de precisão que melhorem o desempenho e a competitividade nacional. Sendo assim, a tecnologia – como, internet das coisas, Big Data, coud computing, inteligência artificial e realidade virtual – precisa estar integrada ao setor, contribuindo para gestões mais eficientes, para a assertividade e agilidade na tomada de decisões, previsibilidade de cenários, otimização de recursos, diminuição de custos e, claro, maior produtividade.

“Nós entendemos muito bem a necessidade do aprimoramento tecnológico do agronegócio, afinal isso está na essência e na cultura da Alltech. Aqui, investimos pesado em ciência, inovação e pesquisa. Agora, queremos passar essa expertise adiante, conscientizando e estimulando o setor a fazer o mesmo. Afinal, apoiados na tecnologia, podemos criar um planeta de abundância”, explica.

Espaço Impulso

Inaugurado pela Coopavel no início de 2022, o espaço se transformou no maior hub de inovação tecnológica do agro brasileiro. O ambiente, que abriga startups, instituições de ensino e pesquisa, cooperativas e empresas inovadoras, tem como objetivo interligar elos da cadeia produtiva à tecnologia e educação do futuro.

Sendo um ecossistema de criatividade, a iniciativa pretende dar suporte para a inovação empresarial nas esferas social, tecnológica, operacional e estratégica, fortalecendo o movimento de transformação digital que revolucionará o agronegócio na região Oeste do Paraná.

Comentários

Deixe a sua opinião