A parceria será destaque em dois grandes eventos do Agronegócio: o Dia de Campo Copagril, entre os dias 19 e 21 de janeiro, em Marechal Cândido Rondon (PR), com mais de 170 empresas inscritas. Neste período, ocorrerá a 1ª edição do AgroInova, espaço especialmente voltado para inovações e tecnologias aplicadas ao agronegócio.
Além disso, em fevereiro, o PTI-BR e o Grupo Fienile participarão do Show Rural Digital, que faz parte da 33ª edição do Show Rural Coopavel, em Cascavel (PR).

O Grupo Fienile desenvolveu a Tecnologia Irriluce, que utiliza iluminação artificial na lavoura em equipamentos de irrigação, visando otimizar o trabalho do agricultor. São módulos de led que estimulam as plantas a fazer o processo da fotossíntese, mesmo durante a noite, melhorando a fertilidade do solo e reduzindo a necessidade de fungicidas.

Grupo Fienile

O CEO do Grupo Fienile, Gustavo Grossi, explica que o trabalho não se resume só a luz, tendo um eficiente aparato tecnológico desde o pivô à utilização da vazão de água. Além disso, é necessário um trabalho de nutrição e de recuperação de estrutura de solo, incluindo o manejo de tecnologias que remineralizam o solo para que o resultado do agricultor seja o melhor possível.

Ele também enfatiza a importância das pesquisas durante o processo. “Nós sempre deixamos bem claro no momento em que chegamos até o agricultor que não é somente investir na Tecnologia Irriluce, ou adquirir o pivô de irrigação, ou mesmo adaptar o pivô de irrigação de água que ele já possui com a tecnologia de irrigação de luz, é preciso muito mais do que isso. É preciso estar disposto a contribuir com a pesquisa, receber pesquisadores na sua propriedade para avaliar o desenvolvimento do projeto pelo menos nos três primeiros anos”, disse Gustavo Grossi, CEO do Grupo Fienile.

Gerar novos negócios

Essa disposição para contribuir com a pesquisa contará agora com o suporte do Parque Tecnológico, que possui o agronegócio como uma de suas quatro linhas temáticas – energia, segurança de infraestruturas, turismo e cidades inteligentes são as demais – e tem a tecnologia, inovação, pesquisa e empreendedorismo como objetivos que permeiam todos os seus projetos.

Para o diretor de negócios e inovação do PTI-BR, Rodrigo Régis, a parceria com o Grupo Fienile renderá frutos já que ambas as organizações buscam inovação tecnológica, no agronegócio, com foco em gerar negócios.

“Um parque tecnológico tem a missão de contribuir com o desenvolvimento da região onde está inserido. Ele tem o papel e o dever de trabalhar na diversificação da economia, estimulando a inovação por meio de soluções tecnológicas e através do empreendedorismo. E esse empreendedorismo tecnológico é de alto valor agregado. Por isso, a parceria com o Grupo Fienile é muito importante”, destacou Régis.

Mais empregos

O diretor superintendente do PTI-BR, general Eduardo Garrido, considera que a parceria com o Grupo Fienile vai gerar um grande incremento para agronegócio paranaense e de todo o Brasil.

“O agronegócio representa mais de 26% de todo o Produto Interno Bruto do Brasil (PIB). No Paraná, o agronegócio corresponde a mais de um terço do PIB estadual. Por isso, a parceria com o grupo Grupo Fienile é fundamental. O caminho é a tecnologia e a inovação para gerar cada vez mais empregos, renda e bem-estar social. Essa é a missão que o PTI-BR quer ajudar a concretizar”, disse Garrido.

Comentários

Deixe a sua opinião