Com apoio do Banco Central e dirigentes do cooperativismo financeiro, o Instituto Fenasbac mapeou, em 2021, as principais práticas de inovação do setor, por meio do Reconhecimento Inovação com Propósito. O sucesso da primeira edição garantiu a continuidade da iniciativa.

A Cresol participou do projeto e recebeu duas premiações durante o evento, uma na categoria Inovação com Propósito e uma relacionada ao Desenvolvimento de Capacidades, Estruturas e Recursos, que envolve ações coorporativas para qualificação dos funcionários com vistas a aprimorar processos e produtos.

“O nosso trabalho com a comunidade local, sempre buscando a humanização das pessoas e a integração é algo muito importante, nós defendemos sempre que o nosso maior patrimônio é o ser humano, as pessoas, e por isso nós utilizamos toda essa frente especial do cooperativismo, com os princípios que fazem parte de uma história muito grande”.

Diz Adenilson Zanelatto, presidente da Cresol Conexão.
Cresol ganha prêmio Instituto Fenasbac
Adenilson Zanelatto, presidente da Cresol Conexão. Foto: Divulgação Cresol.

A ação de reconhecimento do Instituto Fenasbac foi criada para comunicar o valor do cooperativismo financeiro para a comunidade e aumentar as capacidades de gestão e inovação das cooperativas.

Além de mapear a capacidade de inovação do setor, o objetivo é estabelecer referenciais que orientem a gestão das cooperativas para a inovação, provocar a reflexão do setor de cooperativismo financeiro sobre a necessidade de inovar, seguindo sempre os propósitos para contribuir com a expansão do Sistema Financeiro Nacional.

O Instituto Fenasbac

O Instituto Fenasbac é uma consultoria vinculada à Federação Nacional de Associações dos Servidores do Banco Central (Fenasbac). O objetivo é compartilhar conhecimento especializado, oferecendo serviços que promovem a transformação inovativa e a cultura evolutiva das organizações.

A participação da Cresol

A primeira etapa do projeto consistiu em responder um formulário de aproximadamente 80 perguntas, a classificação para a segunda etapa foi de acordo com o número de acertos.

O Instituto Fenasbac teve uma conversa com os diretores das cooperativas que passaram para a segunda fase. A terceira etapa foi uma série de entrevistas onde deveria ser comprovado as respostas da primeira fase, então tiveram que ser comprovadas as ações, os projetos com a comunidade de a formação de colaboradores.

E então somente no final do mês de agosto o Instituto entrou em contato com a Cresol para convidá-los para a solenidade onde seria anunciadas as cooperativas ganhadoras.

Na cerimônia a Cooperativa recebeu duas premiações durante o evento, uma na categoria Inovação com Propósito e uma relacionada ao Desenvolvimento de Capacidades, Estruturas e Recursos.

A Cresol tem 27 anos de história, mais de 730 mil cooperados e 700 agências de relacionamento em 17 estados, ela é uma instituição financeira que está se consolidando entre as principais cooperativas financeiras do País.

Com foco no atendimento personalizado, a Cresol fornece soluções financeiras para pessoas físicas, empresas e empreendimentos rurais. Em 2021, a cooperativa encerrou o ano com R$ 16,8 bilhões em ativos e destacou sua solidez entre as instituições financeiras cooperativas do país.

Comentários

Deixe a sua opinião