Nesta semana o Centro de Nutrição Infantil – CENNI, reinaugurou o Centro Materno Infantil e o batizou em nome do médico Dr. Antônio Roberto Fava, um profissional que atuou na entidade até os seus últimos dias de vida. Um pioneiro da ginecologia e obstetrícia, estima-se que aproximadamente 15% dos iguaçuenses vieram a vida através de suas mãos, ao todo foram aproximadamente 40 mil partos.

O dia da homenagem contou com a presença da sua esposa Sra. Jussara Fava e dos seus filhos Cláudio e Marcelo e noras. Também estiveram presentes autoridades, funcionários do CENNI e amigos do Dr. Fava.

“Eu queria agradecer inicialmente ao CENNI, uma imagem vale mais que mil palavras, ter uma homenagem dessas é um legado que ele deixou, o local não podia ser o mais adequado, o meu pai viveu muito aqui nessa região, a história dele com o Centro de Nutrição, logo aqui em frente era o antigo Hospital Santa Casa Monsenhor Guilherme, muito obrigado a todos”, diz Marcelo Fava, filho do Dr. Fava.

A enfermeira Rosicler Ferreira atuou com o médico no CENNI por mais de uma década, falou algumas palavras para resumir como foi trabalhar com esse profissional que deixou muitas saudades.

“Trabalhei durante 13 anos é uma emoção muito grande, o Dr. Fava pra mim, ele foi meu mentor, hoje o que sou, enfermeira que sou, foi graças aos ensinamentos dele. Ele foi um colega de trabalho, um amigo e um pai”, afirma Rosicler.

O vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde, Khalid Omairi esteve presente na homenagem, ele afirmou que o CENNI tem uma importância crucial para o sistema de saúde dos iguaçuenses e também lembrou do legado deixado pelo Dr. Fava.

“É uma grata satisfação, falar em nome do COMUS que tem uma parceria muito importante com o Centro de Nutrição, o nome, a simbologia e a importância do bem estar de Foz do Iguaçu é indissociável com o nome do nosso saudoso Dr. Fava. É uma homenagem justa, a uma pessoa que se dedicou além da função e do serviço medico e também do ser humano que ajudou a melhorar a comunidade onde ele vivia”.


Para Betina Bauken Grechi, presidente do Centro de Nutrição Infantil, o Dr. Antônio Roberto Fava já deixa muitas saudades, ela se emocionou ao lembrar do colega e amigo que tanto fez pelo CENNI, e ainda comentou que mesmo após sua morte, ele ainda deixou um presente especial para a entidade.

“Vocês não têm a noção da emoção que é para nós em fazer essa homenagem, ele já faz uma enorme falta pra gente, seu carinho e dedicação é exemplo para todos os profissionais da área. Queria agradecer a sua família que tem o mesmo coração enorme que doou o ultrassom utilizado por ele em seu consultório participar para o CENNI”, fala.

Dr. fava era natural de São Jerônimo no Rio Grande do Sul, ele chegou em Foz do Iguaçu em 1966 para atuar no antigo Hospital Santa Casa Monsenhor Guilherme, depois passou por outros hospitais do Município. Desde 2006, passou a atender o Centro de Nutrição, iguaçuenses, brasileiras que moram no Paraguai e a todos que o procuravam. Há pouco tempo ele acabou partindo, mas deixou uma história de legados e agora será lembrado eternamente no CENNI com o batismo do Centro Materno Infantil.

Comentários

Deixe a sua opinião