27 de março é o aniversário da Ponte da Amizade, a mais movimentada do Brasil e principal ligação entre Brasil e Paraguai.

Entre carros, motos e caminhões, a Ponte da Amizade tem movimento diário de aproximadamente 41,2 mil veículos e cerca de 83,4 mil pessoas. Porém, hoje vamos relembrar um pouco da história dessa construção.

Selo comemorativo (1961) de Inauguracion Puente Internacional Paraguay Brasil.
Fonte: FOZ DO IGUAÇU E CATARATAS MEMÓRIA E FOTOS ATUAIS. F

O projeto da Ponte da Amizade foi assinado pelo engenheiro paulista José Rodrigues Leite de Almeida e teve início em 1956, durante o governo de Juscelino Kubitschek.

A Ponte Internacional Amizade foi inaugurada duas vezes. A primeira ocorreu em setembro de 1961, com a presença dos presidentes Alfredo Stroessner pelo Paraguai e Juscelino Kubitscheck pelo Brasil.

A segunda inauguração, dessa vez oficial, foi em 27 de março de 1965 com a presença dos presidentes Humberto Alencar Castelo Branco, representante do Brasil na época; e Alfredo Stroessner novamente.

(Fonte: Museu da Imagem de Foz do Iguaçu / Divulgação)

Ambas cidades, Foz do Iguaçu e Ciudad del Este, sofreram transformações profundas pela construção da ponte. Antes, a travessia era feita por pequenas embarcações, que enfrentavam os perigos das corredeiras fortes do Rio Paraná pré-Itaipu.

Logo após sua construção, a facilidade do acesso entre países gerou oportunidades comerciais, atraiu investimento e imigração estrangeira da Ásia e do Oriente Médio.

O comércio tomou mais força com a conclusão de Itaipu. A massa de desempregados escolheram o trabalho informal para criar renda. Essa mudança contribuiu para que o eixo envolta da ponte se tornasse o que é hoje: um grande centro comercial.

Vista área da Ponte Internacional da Amizade – Paraguai (lado esquerdo) e Brasil (lado
direito). Foto: Alexandre Marchetti (2009)

Feliz aniversário!

Comentários

Deixe a sua opinião