Alberto Santos Dumont ficou conhecido mundialmente por ser o “Pai da Aviação” quando, em 12 de novembro de 1906, decolou com seu avião 14-Bis e sobrevoou o Campo de Bagatelle em Paris. O voo cobriu 220 metros de distância a uma altitude de seis metros.

Neste dia 20 de julho, Santos Dumont completaria 150 anos, e para homenagear essa grande personalidade, a TV Cultura estreia Santos Dumont, um Inventor por Esporte. A série vai ser lançada no dia 23 de julho e conta com quatro episódios, a produção faz um mergulho na vida do homem que é considerado o pai da aviação. A série documental tem participação especial de Cassio Scapin e traz imagens raramente vistas. Vai ao ar aos domingos, às 22h.

Por meio de 40 entrevistas, gravadas no Brasil, França e Chile, a produção passeia pela infância, invenções, coragem e as tragédias vividas por Alberto Santos Dumont. E Cassio Scapin é quem dá vida ao pai da aviação, interpretando textos de livros que o aviador deixou.

Infância Voadora – episódio 1
No primeiro episódio, o público pode conhecer a família e as origens de Santos Dumont. Filho de brasileiros, seu pai foi engenheiro formado na França e sua mãe, filha de um milionário português. No meio da história, entra até Napoleão III e o diamante Estrela do Sul. Quando seu pai deixou de construir estradas de ferro, para se transformar no rei do café, o menino Santos Dumont já pilotava locomotivas na fazenda que tinha cinco milhões de pés do ouro negro.

Santos Dumont e sua influência em Foz do Iguaçu

Em Foz do Iguaçu ele também ficou conhecido por ser o responsável por tornar as Cataratas do Iguaçu um local público. O ano era 1916, quando o hoteleiro Frederico Engel soube que Santos Dumont estava hospedado no lado argentino e que a sua visita seria encerrada por lá.

Engel procurou de imediato o prefeito de Foz do Iguaçu, na época o senhor Jorge Schimmelpfeng, para convencer o ilustre brasileiro a visitar o outro lado das Cataratas, segundo destacou o historiador Atila Borges. Assim, uma comissão foi organizada, e Santos Dumont aceitou o convite.

Ele havia vindo da Argentina quando chegou à cidade e se deparou com as quedas. Impressionado e sabendo que as terras pertenciam a uma única pessoa, decidiu que falaria com o presidente do Paraná, Affonso Camargo, para pedir a desapropriação e, em consequência, tentar transformar o local em patrimônio histórico.

Santos Dumont
Foto especial em que Santos Dumont aparece com olhar fixo em alguma coisa ao lado do presidente do Paraná, Affonso Camargo. Também está na fotografia o pequeno Pedro Alipio, todo de branco. A imagem foi captada no estádio do Atlético Paranaense.

Três meses e 20 dias após a visita de Santos Dumont à capital, o presidente do Paraná assinou o Decreto 653, do dia 28 de julho, que foi publicado no Diário Oficial da segunda-feira, 31 de julho daquele ano, oficializando a desapropriação das terras em torno das Cataratas do Iguaçu.

Segundo relatos da época: “O presidente do Estado do Paraná (…) decreta: ‘Fica declarado de utilidade pública para o fim de nele se estabelecerem uma povoação e um parque, em conformidade com o Art. 3 […] Regulamento que baixou com Decreto 560 de 1913, o lote de terra concedido a Jesús Val pelo Ministério da Guerra na Ex-Colônia Militar do Iguassu, com a área de mil e oito (1.008) hectares, a margem direita do Rio Iguassú, junto aos Saltos de Santa Maria, revogadas as disposições em contrário (Pala Presidência do Estado do Paraná, 790214-8° da República. Assinem o De Fobito Alves e Camargo (Presidente) e Caetano slipz da Roche (Vi residente)”.

Alberto Santos Dumont
Santos Dumont. Foto: Arquivo.

Você sabia que a sede do 100fronteiras chama-se Santos Dumont?

Você sabia que a redação do Grupo 100fronteiras chama-se Alberto Santos Dumont? Essa é uma homenagem ao pai da aviação e grande inventor – que além de ser um brasileiro muito notável na sua época, também foi o responsável por tornar as Cataratas do Iguaçu um patrimônio público, por isso, nossa admiração pelo aviador está estampada na fachada de nossa sede. Saiba mais:

Redação Santos Dumont
Redação Santos Dumont.